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Entraves, facilitadores e potencialidades à gestão democrática no processo de reorientação curricular.

Estudamos a gestão da reorientação curricular na perspectiva da gestão democrática ocorrida em um momento de busca de mudanças também de cunho crítico no âmbito das escolas municipais, ocorrido no município de dourados no período de 2001-2008.

Educação do campo e currículo: articulação de saberes da cultura camponesa aos conhecimentos escolares.

Conta uma parábola que certo professor interessado em saberes culturais diversos, procurava na sua prática de pesquisa e docência descobrir os segredos que fundamentavam os comportamentos e as opiniões das pessoas. Um dia, nas andanças da vida, foi a um bairro periférico da cidade para participar de uma reunião a respeito dos problemas da comunidade. Durante a reunião, de repente, o tempo fechou e ao primeiro relâmpago, seguido de forte trovão, uma dona da casa começou a cobrir os espelhos com uma toalha.

Educação de jovens e adultos no ressignificar da formação docente e currículo na Amazônia brasileira.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) vivencia intensas mudanças nos últimos tempos, não somente em relação às práticas desenvolvidas na escola, e na pretensão de se buscar respostas aos anseios manifestados pela sociedade, quanto aos aspectos de sua identidade, seu território, seus sujeitos e conceitos que, orientados por essas práticas, reorganizam, ampliam e produzem novos sentidos.

A educação superior nas universidades populares: um estudo sobre a matriz curricular da Universidade Federal da Fronteira Sul sob a ótica da inclusão da diversidade epistemológica.

O artigo tem como objetivo investigar e analisar se, a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, dentro de sua Matriz Curricular e da Epistemologia, pode ser considerada uma Universidade Popular.