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Ações educativas complementares nas escolas das áreas indígenas do município de Dourados/MS e o Prêmio de Inovação em Gestão Educacional 2008.

O presente artigo pretende analisar ações educativas realizadas em escolas municipais das áreas indígenas do município de Dourado/MS que se deram em um curto período durante a gestão de um governo que se apresentava, naquele momento, como de esquerda, tendo uma proposta política de participação democrática no âmbito da educação, sobretudo na construção de uma nova proposta pedagógica para as escolas da Terra Indígena de Dourados. O objetivo desta pesquisa é apontar estas ações como potenciais na redução de situações de desigualdades na educação do município naquele contexto e no reconhecimento obtido em nível local, nacional e internacional, mas que teve um final precoce, em virtude de limitações em sua implantação, implementação e por questões políticas locais.

Educação e identidade quilombola: outras abordagens possíveis.

Este texto é parte de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada no quilombo de Conceição das Crioulas/ Salgueiro/PE, que discute a concepção de educação escolar quilombola e participação dos quilombolas no processo educacional e o significado para ampliar os espaços de reconstrução da história do território. Traz alguns elementos que contribuem com a reflexão sobre a educação escolar quilombola, desafios e aspectos relevantes da participação social dos quilombolas, sobre o processo educacional em um quilombo. Aborda questões que os jovens quilombolas apresentaram e consideraram importantes para o currículo escolar na perspectiva da afirmar a identidade e autoestima do jovem, a exemplo da formação de professores/as, mundo trabalho, a garantia de direitos e permanência dos quilombolas em seus territórios de forma digna.

Metodologias e itinerários do mapeamento social da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, Mato Grosso, Brasil.

Nesse trabalho apresentamos o Mapa Social da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo elaborado de forma participativa pelos alunos da Educação para Jovens e Adultos e pelo Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As oficinas de mapeamento seguiram um percurso dialógico da arte-educação-ambiental formando estações vivenciais que se configuraram como uma expedição pelo viver comunitário. Temos o objetivo de apresentar os resultados das oficinas, mas de igual importância apresentamos o processo de mapear, pois o consideramos como uma profícua prática educativa. Compreendemos que o mapeamento deve ser elaborado com e, principalmente, pelas comunidades, este é um percurso dialógico importante para a educação ambiental e para a educação popular, peculiarmente, por contribuir com a visibilidade desses grupos sociais.

A pedagogia cultural do brinquedo de Miriti e a constituição de identidades pelo pertenimento e pelo gênero.

A constituição da identidade por meio do pertencimento e do gênero,considerando os resultados parciais da pesquisa desenvolvida em dois ateliês de produçãodo brinquedo de miriti no município de Abaetetuba no Pará.