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Pesquisa educacional: uma análise epistemológica da produção acadêmica sobre professores.

Apresentamos um recorte de uma pesquisa que visa à análise epistemológica da produção acadêmica sobre professores de uma Região do Brasil. Realizada por pesquisadores em Rede que já analisaram cerca de quinhentos trabalhos referentes a uma década da produção sobre a temática. Sistematizou-se uma análise interdisciplinar das categorias e descritores, buscando relacionar o caráter epistemológico, político e ideológico, de maneira que se possa contribuir para a melhoria da qualidade da produção acadêmica nas diferentes linhas de pesquisa. Apresentamos o trabalho de construção de indicadores de qualidade sobre a construção de objetivos; buscamos definir parâmetros de qualidade diferentes da base ideológica das atuais políticas para a pós-graduação; construir parâmetros de qualidade que ajudem na criação de sentidos e significados sociais, éticos e políticos no trabalho investigativo.

Currículo escolar quilombola: uma conquista histórica na educação nacional.

A pesquisa em desenvolvimento tem por objetivo geral compreender as epistemologias que dão sustentação às práticas curriculares de professores em comunidades quilombolas no agreste central de Pernambuco. Está situado no campo das Epistemologias do Sul, termo utilizado pelo Sociólogo Português, Boaventura de Souza Santos para designar um conjunto de intervenções epistemológicas que denunciam a supressão dos saberes levada a cabo, ao longo dos últimos séculos, pela norma epistemológica dominante, valorizam os saberes que resistiram com êxito e as reflexões que estes têm produzido e investigam as condições de um diálogo horizontal entre conhecimentos.

Os trabalhos da Anped sobre educação do campo e livros didáticos como textos curriculares: um olhar através das epistemologias do Sul.

Este trabalho é parte de um projeto de dissertação em andamento e trata do levantamento das produções científicas da ANPEd, no período de 2002-1012 em virtude da construção de um diálogo com as produções científicas da Área de Educação, focando a relação entre Educação do Campo, Currículo e LD.Este levantamento, por sua vez, atende a uma relevância acadêmica de discutir as produções científicas que tratem do objeto de uma pesquisa de Mestrado: Os Paradigmas Educacionais do Campo que balizam os Manuais dos Professores (MP) de Língua Portuguesa, História e Geografia das coleções didáticas aprovadas pelo PNLD/CAMPO-2013. Este trabalho tem o seguinte problema: Como os trabalhos da ANPED, no período de 2002-2012 trazem as discussões sobre Educação do Campo e Livros Didáticos como textos curriculares? Para responder a este problema temos como objetivo: compreender como os trabalhos da ANPEd no período de 2002-2012 trazem as discussões sobre Educação do Campo e Livros Didáticos como textos curriculares.

A educação superior nas universidades populares: um estudo sobre a matriz curricular da Universidade Federal da Fronteira Sul sob a ótica da inclusão da diversidade epistemológica.

O artigo tem como objetivo investigar e analisar se, a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, dentro de sua Matriz Curricular e da Epistemologia, pode ser considerada uma Universidade Popular.