- BR CMV-GO EPT-DCO-101
- Item
- 2014-10
Textual
Taxonomia
Código
Nota(s) de âmbito
Nota(s) da fonte
Mostrar nota(s)
Termos hierárquicos
Textual
Termos equivalentes
Textual
Termos associados
Textual
4 descrição arquivística resultados para Textual
4 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
O propósito deste texto é apresentar uma pesquisa em andamento, intitulada “Trabalho e Qualificação nas Cadeias de Produção Global - trajetórias e perspectivas dos trabalhadores das confecções de Goiânia-GO”. A referida pesquisa objetiva identificar o público de trabalhadores e suas trajetórias de inserção e permanência nas confecções, sua inclusão na formação escolar e profissional e esclarecer as relações e condições de trabalho que marcam a realidade desses trabalhadores. Pretende-se analisar a trajetória de formação escolar e profissional, bem como sua história, a produção desenvolvida para seu sustento e de sua família e o possível vínculo com a produção das cadeias globais de confecções de roupas. No que se refere à metodologia, optou-se pela pesquisa do tipo qualitativa por entender que suas características básicas permitem a apreensão do objeto em tela.
As noções de qualificação e o GT - Trabalho e Educação: análise da produção da ANPED (2004-2013).
- BR CMV-GO EPT-DCO-190
- Item
- 2014-10
O presente estudo tem o objetivo de analisar a apropriação das noções de qualificação nos trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho - Trabalho e Educação das Reuniões Científicas Nacionais da ANPEd nos últimos dez anos (2004 – 2013). Os temas abordados nos trabalhos foram: a) políticas públicas de qualificação dos trabalhadores; b) mundo do trabalho e qualificação; c) sindicalismo e políticas de qualificação profissional; d) qualificação, salário e condição socioeconômica; e) qualificação e competência. Foi possível identificar que, de uma forma geral, a concepção substancialista de qualificação se faz hegemônica nos trabalhos apresentados no GT Trabalho e Educação no período analisado.
Qualificação profissional: reflexões sobre a execução do Pronatec/PA.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-165
- Item
- 2014-10
- BR CMV-GO EPT-DSE-064
- Item
- 2014-10
Eixo 4. presente artigo resulta de uma dissertação de mestrado que tem como objeto de estudo as contribuições sociocomunitárias que o Programa EJA Profissões, desenvolvido pela FUMEC, trouxe aos alunos participantes. A queda no número de matrículas na modalidade EJA anos iniciais, constatado a nível nacional, traz uma série de questionamento a docentes e gestores, sobre os motivos do afastamento dessas pessoas do processo de alfabetização que lhes é de direito. O programa denominado EJA PROFISSÕES busca articular o conteúdo programático da EJA anos iniciais com os conteúdos de cursos de qualificação profissional, através da interdisciplinaridade. O objetivo é mudar o currículo de EJA de forma atender as expectativas das novas demandas. Metodologicamente, se constituiu numa pesquisa qualitativa, utilizando-se o recurso do Grupo Focal. Os resultados de pesquisa apontam a realização do Programa EJA Profissões enquanto uma necessidade para a ampliação do direito à educação de pessoas jovens e adultas que necessitam, para sobreviver, de garantia de elevação de escolaridade ao mesmo tempo em que garantem maior qualificação profissional para o mundo do trabalho.