Textual

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Textual

Termos equivalentes

Textual

Termos associados

Textual

9 descrição arquivística resultados para Textual

9 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Sistema de numeração decimal: reflexões sobre os conhecimentos profissionais de professores do 2º e 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental.

Nesta pesquisa objetivamos investigar os conhecimentos profissionais e as práticas escolares de professores do 2º e 3º anos do 1º ciclo do ensino fundamental acerca do Sistema de Numeração Decimal. Participaram da pesquisa duas professoras do 2º ano e uma do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Neste texto, apresentamos a análise dos dados referentes aos conhecimentos profissionais manifestados a partir de entrevista realizada com as professoras, considerando três categorias de análise referenciadas no modelo teórico desenvolvido por Shulman (1986, 1987) sobre a base de conhecimentos para o ensino, quais sejam: conhecimento do conteúdo específico, conhecimento curricular e conhecimento pedagógico do conteúdo. Os resultados preliminares indicam a existência de prováveis lacunas nos conhecimentos específicos e curriculares das professoras sobre o Sistema de Numeração Decimal.

Literatura infantil e a formação do leitor: saberes e práticas no processo de ensino e aprendizagem.

Este texto apresenta reflexões sobre uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar e analisar saberes e práticas desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental com obras de literatura infantil de Ruth Rocha, veiculadas no acervo do Programa Nacional e Biblioteca da Escola (PNBE) visando a formação do professor e do aluno leitor. A opção metodológica foi por desenvolver uma pesquisaação colaborativa. Utilizamos os seguintes procedimentos e estratégias de ação: aplicação de questionários; levantamento bibliográfico; observação participante; redação de notas de campo; realização de entrevistas semiestruturadas. O estudo comprovou que 60% dos professores desconhecem o PNBE e desenvolvem práticas de leitura de obras literárias infantis por meio de metodologias de ensino que desconsideram a participação dos alunos leitores.

Diretrizes curriculares locais para o ensino fundamental (2008 e 2012): a distribuição de conhecimentos em matemática.

O presente texto incorpora trajetória de estudos em desenvolvimento para escrita de tese de doutoramento, inserida nos chamados estudos curriculares críticos, tendo como objeto de pesquisa documentos curriculares locais. Estes entendidos como produções de redes de ensino municipais e/ou estaduais, tratados como orientações, propostas, diretrizes e/ou programas curriculares. Tais aproximações, nos limites aqui impostos, estão delineadas no sentido de colocarmos em foco os processos de seleção e distribuição de conhecimentos na área de Matemática para o ensino fundamental, organizados em dois documentos curriculares publicados em 2008 e 2012. Quando dizemos “conhecimentos de Matemática” estamos nos referindo a um conhecimento que vai além do entendimento de técnicas operacionais, próprias da Matemática, mas também do raciocínio lógico, tão exaltado no meio matemático, e da capacidade de relacionar e resolver problemas práticos a partir da elaboração de modelos matemáticos.

Educação fundamental: contribuições das pesquisas aos desafios do tempo integral e democratização da gestão escolar.

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa feita junto à coordenação e à Secretaria Municipal de Educação de Capinópolis - MG. O objetivo principal deste trabalho é identificar como as pesquisas de pósgraduação podem contribuir com as escolas municipais, quanto à implementação da Educação Integral e democratização da gestão escolar.

Políticas para a alfabetização no Brasil: do ensino fundamental de nove anos ao pacto pela alfabetização até os oito anos de idade.

Este trabalho teve por objetivo discutir as políticas educacionais voltadas à alfabetização no contexto do ensino fundamental de nove anos e da implantação do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa.

Concepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação à estatística de escolas públicas e privadas em Uberlândia.

O presente estudo apresenta a concepção de 55 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de oito escolas (estadual, federal, municipal e privada) de Uberlândia, Minas Gerais. Portanto, através de um questionário pretendeu-se verificar a concepção deste grupo de professores em relação ao ensino de Estatística. Para a análise das respostas dos professores utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2009) a partir do qual as respostas dos professores foram transcritas e identificadas de acordo com cada tema gerado a fim de se compreender a mensagem contida no texto, assumindo as impressões envolvidas. As respostas oferecidas pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental permitiram refletir sobre como estes se relacionam com o ensino de Estatística e entender melhor como se relacionam com o processo ensino e aprendizagem desta importante área do conhecimento.

Educação e meio ambiente: abordagem da fauna amazônica em livros didáticos do ensino fundamental.

Este texto baseia-se em resultados de uma pesquisa realizada em escolas públicas da cidade de Manaus, no estado do Amazonas. Aqui são focalizados os resultados produzidos quanto à identificação e análise das concepções que orientam a abordagem da fauna, em especial a amazônica, em livros didáticos utilizados em três séries da segunda etapa do Ensino Fundamental.

Jogo de papéis em ambiente escolar: a questão de gênero na visão de crianças do primeiro ano do ensino fundamental.

Este artigo focaliza um jogo de papeis em que os sujeitos pesquisados parecem expressar suas concepções acerca da questão de gênero. A partir dos estudos de Bakhtin e Vigotski, refletimos sobre a importância dessa atividade para o desenvolvimento infantil e trazemos dados que facilitam uma incursão nas falas das crianças.