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Pensando o ensino da arte: representações sociais e transposição didática, conceitos em hibridização.

representações sociais e a transposição didática para pensar o ensino da arte. Trata-se de um recorte, que mostra dados iniciais de uma pesquisa que objetiva compreender o ensino de arte da rede pública de uma cidade do interior de Goiás, a partir da identificação de representações sociais de professores sobre o ensino de arte na escola. A metodologia apresenta uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se da Abordagem Estrutural das Representações Sociais, com o uso do referencial da Teoria do Núcleo Central de Abric (1998, 2003). A técnica de associação livre de palavras e entrevistas serão os recursos utilizados para a obtenção de dados. O presente estudo encontra-se em fase inicial, mas já levanta algumas problemáticas que estão apresentadas como resultados parciais da primeira etapa da pesquisa.

Narrativas de adolescentes sobre a cidade no exercício da visibilidade cívica.

O estudo parte de reflexões propostas acerca das representações socioespaciais da cidade, segundo crianças (SILVA, 2014), e de intervenções na perspectiva da Educação Patrimonial desenvolvidas pelo projeto de extensão de uma Universidade Federal do Centro-Oeste. Inspirouse na abordagem ontogenética das Representações Sociais, tendo como referência trabalhos de Duveen (1995), Castorina; Kaplan (2003), Castorina (2010) no diálogo com a Teoria Histórico- Cultural (VIGOTSKI, 2010), e os estudos de Aguiar e Ozela (2006) e Prestes (2010), como os debates da Sociologia da Infância (SARMENTO, 2007). Objetiva-se investigar, a partir da oficina Bate Bola na Mandioca – Circuito Cultural Setembro Freire 2013, significações de alunos entre 14 a 15 anos acerca da cidade de Cuiabá. Os dados coletados foram analisados por meio das técnicas de análise do conteúdo (BARDIN, 1977) e análise compreensiva.

Representações sociais da adolescência por professores de escolas públicas do Distrito Federal.

Objetivou-se neste estudo examinar as representações sociais da adolescência sustentadas por 43 professores de três escolas públicas do Distrito Federal. Os dados foram analisados com ajuda do software Alceste. Os resultados apontam que as representações sociais da adolescência ainda são marcadas negativamente pela ideia de rebeldia e irresponsabilidade, além de reforçarem o binômio violência-pobreza e atribuírem culpa à instituição familiar pela ocorrência de violência praticada por adolescentes. Conclui-se que é necessário convocar aqueles que se interessam pelo psíquico, pelo relacional, pelo político e pelo social a formular proposições efetivas, levando em conta que nenhuma análise e intervenção sérias podem pretender dar conta da violência reduzindo-a a um ou outro fator causal.

Representações sociais sobre psicólogo escolar/educacional: uma investigação em Uberaba - MG.

O trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa desenvolvida no município de Uberaba. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, básica e exploratória. O problema que elegemos refere-se à inserção do psicólogo escolar/educacional nas unidades da rede pública (PL 3688/2000, da Câmara dos Deputados) e justificamos a proposta em função das contribuições que pode apresentar para identidade e profissionalização docentes. A investigação é pautada na teoria das representações sociais e os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e grupo focal. Buscamos compreender o que pensam os professores da educação básica, efetivos na rede pública, sobre as funções e os modelos de atuação do psicólogo na escola. A análise do material segue os procedimentos da análise de conteúdo.

Mas a gente não tem poder em nada!: representações sociais da cidade segundo crianças.

O estudo propõe a discussão sobre significações acerca da cidade por escolares de nove a 12 anos. Inspirou-se na abordagem Ontogenética das Representações Sociais em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural. Objetiva compreender a visibilidade cívica da criança a partir dos discursos analisados, que evidenciam suas relações com a cidade. Este estudo foi desenvolvido na oficina Bate Bola na Mandioca realizada no interior do Circuito Cultural Setembro Freire 2013 – Casa de Cultura Silva Freire. A coleta de dados ocorreu pela produção de desenhos e narrativas dos alunos de uma escola particular do município de Cuiabá. Os dados foram submetidos às técnicas de análise de conteúdo e análise compreensiva. Os discursos elaborados foram organizados em duas categorias: a criança que pensa a cidade e a cidade que não pensa a criança.

A escrita de educandos (as) no curso de formação de professores para as escolas do campo.

Eixo 1. Este trabalho propõe estudar as representações sociais sobre a escrita acadêmica de educandos no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem como objetivo geral compreender o processo de apropriação da escrita acadêmica para os educandos por meio da identificação dos percursos adotados no processo de constituição da escrita acadêmica.

Práticas artísticas dos estudantes do curso de licenciatura em educação do campo: um estudo na perspectiva das representações sociais

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento sobre as práticas artísticas dos licenciandos em Educação do Campo da FaE-UFMG, pertencentes à habilitação em Língua, Arte e Literatura.

A formação continuada para a educação ambiental (ea) no contexto dos desafios pessoais/profissionais: representações sociais dos professores de ciências.

Eixo 6. Este estudo objetiva identificar as representações sociais dos professores de Ciências de São Vicente/SP sobre os desafios pessoais/profissionais a respeito da formação continuada para a EA. Fundamentando-se em Moscovici (1978), a pesquisa segue uma abordagem qualitativa e é desenvolvida em duas etapas: 1ª aplicação de questionário para 24 sujeitos; e 2ª realização de entrevistas com 5 deles e aplicação de outro questionário. A partir da análise nas dimensões pessoais/profissionais, foram indicados como resultados: 1º as condições atuais dos professores relacionadas à remuneração e à disponibilidade de tempo são as que mais influenciam e determinam o ingresso/permanência na formação continuada; 2º as políticas de formação continuada precisam: a) atentar para as condições estruturais do curso, condições de tempo de que dispõem os professores e para os recursos financeiros necessários; b) elaborar programas que partam das necessidades pessoais e profissionais daqueles que estão na Escola; c) organizar temáticas e métodos, que auxiliem os professores a enfrentarem seus desafios pessoais/profissionais; d) entender os problemas de ensino, para que seja possível (re)elaborar projetos de ação e intervenção nas Escolas a fim de inová-las.

Escolarização de meninos e meninas em situação de rua: representações sociais da pedagogia diferenciada da escola tia ciata por ex-alunos.

O Trabalho selecionado apresenta a síntese de uma pesquisa com objetivo de analisar as representações sociais de ex-alunos de uma escola específica. Além disso, busca-se identificar a pedagogia desenvolvida no período de 1983 a 1989 que atendeu prioritariamente este público.