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Subjetividade, linguagem e dificuldade de aprendizagem.

Este trabalho, que é fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento, apresenta a análise parcial das informações produzidas a partir da experiência empírica. O objetivo do estudo é explorar a produção de sentidos subjetivos de um aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem no processo de aquisição da linguagem escrita, tomando por base o conceito de subjetividade em um enfoque histórico-cultural. Buscou-se apresentar algumas contribuições do campo da psicologia para a compreensão dos processos de aquisição da linguagem escrita em alunos com dificuldades de aprendizagem nas séries inicias. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso. A análise das informações se deu sob a perspectiva qualitativa de base construtivo-interpretativa proposta por González Rey.

O processo de alfabetização de uma criança com deficiencia mental no ciclo inicial do ensino fundamental.

Eixo 7. O trabalho investiga como tem sido realizado o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita para criança com deficiência mental matriculada no ciclo inicial do ensino fundamental. Analisar o trabalho pedagógico realizado regularmente em sala de aula comum, sinalizando o atendimento educacional especializado (AEE).

A linguagem escrita e a aprendizagem de alunos com deficiência: proposições pedagógicas.

Eixo 7. A Teoria Histórico-Cultural (Escola de Vygotsky) apresenta contribuições importantes para o desenvolvimento de propostas de ensino voltadas à aquisição da escrita e para a promoção da aprendizagem. Sendo a educação inclusiva uma Política Nacional de Educação de democratização de condições de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência. Deste modo, este texto tem como objetivo apresentar uma pesquisa em andamento que tem como objetivo verificar e analisar o resultado alcançado por meio da introdução de práticas pedagógicas desenvolvidas no curso do processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual participantes de pesquisa, após Programa Específico de Ensino. Com esta pesquisa pretende-se discutir a aquisição da escrita do ponto de vista da Teoria Histórico-Cultural e a aprendizagem de alunos com deficiência, com destaque para atuação pedagógica do professor e o papel da escola neste processo.

Entre linhas e letras: indícios de apropriação da linguagem escrita por uma criança com autismo no ensino comum.

O objetivo deste estudo foi analisar como ocorre o desenvolvimento da leitura e da escrita de uma criança com autismo no ensino comum. Utiliza uma metodologia qualitativa, por meio de um estudo de caso do tipo etnográfico, à luz do aporte teórico e metodológico da perspectiva histórico-cultural.