Textual

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Textual

Termos equivalentes

Textual

Termos associados

Textual

6 descrição arquivística resultados para Textual

6 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

O ensino de arte na educação de jovens e adultos: uma análise sociológica.

Este texto apresenta alguns resultados de uma pesquisa de Mestrado que teve como objetivo compreender que concepções sobre a arte possuem alunos da EJA, segmento ensino médio, em Mato Grosso. Este estudo se fundamentou na pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo. As informações foram analisadas à luz do viés sociológico. Os alunos desvelaram conceitos de arte que necessitem ser ampliados por meio do conhecimento e do contato com as diferentes manifestações artísticas, pois a arte é uma produção humana, portanto, objeto de conhecimento. E, que aprender a ler, a compreender a obra por meio do fazer artístico, os podem tornar leitores competentes e capacitados para compreenderem os diferentes textos visuais presentes em seu meio social, produzindo interpretações significativas do mundo a sua volta.

O multiculturalismo no ensino de arte e seus porquês: o diálogo possível pela estética.

Este trabalho discute a concepção do ensino de Arte nas escolas públicas no Brasil, com ênfase no multiculturalismo e sua potencialidade provocativa ao diálogo, à compreensão cultural das diferenças e à alteridade. Para isso, ponderamos as publicações oficiais que trataram do ensino da área: LDBs de 1971 e de 1996; PCN –Arte e PCN em Ação. A fim de analisarmos as publicações, recorremos a autores do campo da Arte: Barbosa (1998; 2003), Coli (1995), Ferraz e Fusari (1999); do multiculturalismo: Gonçalves e Silva (2000), Paraskeva (2006); e da hermenêutica filosófica: Gadamer (2000). O resultado deste estudo mostra que, no ambiente do ensino público, a Arte é concebida como possibilidade de abertura ao multiculturalismo e ao diálogo intercultural, por meio das estratégias de ensino enunciadas no PCN-Arte.

Pensando o ensino da arte: representações sociais e transposição didática, conceitos em hibridização.

representações sociais e a transposição didática para pensar o ensino da arte. Trata-se de um recorte, que mostra dados iniciais de uma pesquisa que objetiva compreender o ensino de arte da rede pública de uma cidade do interior de Goiás, a partir da identificação de representações sociais de professores sobre o ensino de arte na escola. A metodologia apresenta uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se da Abordagem Estrutural das Representações Sociais, com o uso do referencial da Teoria do Núcleo Central de Abric (1998, 2003). A técnica de associação livre de palavras e entrevistas serão os recursos utilizados para a obtenção de dados. O presente estudo encontra-se em fase inicial, mas já levanta algumas problemáticas que estão apresentadas como resultados parciais da primeira etapa da pesquisa.

Interfaces da educação e arte: orientações expressas em documentos curriculares da educação formal e não formal.

Esse texto apresenta algumas análises, ainda em desenvolvimento para a escrita de tese de doutoramento, organizadas em torno da percepção dos campos educativo e artístico como instâncias promotoras da elaboração cultural do gosto. Analisarei as transformações do sentido da arte no processo educativo e como a arte se expressa nos documentos curriculares oficiais, tendo como fontes documentais os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte para o Ensino Fundamental (1997,1998). Analisarei a orientação escolar das propostas educativas de espaços culturais, neste caso, produzidas para a 7ª edição da Bienal do Mercosul (2009), para a 29ª edição da Bienal de São Paulo (2010) e do Instituto Cultural Inhotim (2008). Apresentarei algumas reflexões sobre como se concretiza a mediação de conhecimentos na interpretação dos discursos da arte através das proposições desses documentos.

O currículo de arte e a educação inclusiva.

Eixo 7. O estudo objetiva caracterizar o professor de Arte e como organiza sua prática pedagógica em relação à aplicação do currículo de Arte na Rede Pública Estadual de Araraquara. O Currículo tem como finalidade o trabalho com a Arte Contemporânea e o estímulo da leitura e escrita, além das competências para o mundo do trabalho. É organizado através dos Cadernos do Professor e Aluno com situações de aprendizagens referentes às quatro linguagens da Arte: Dança, Música, Teatro e Artes Visuais. A pesquisa da qual se origina o presente estudo está em andamento e configura-se numa pesquisa qualitativa com análise documental dos Cadernos do Professor e Aluno e documentos referentes ao Currículo de Arte do Estado de São Paulo e compreende coleta de dados tendo como principal instrumento a entrevista com os professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Dentre o material já estudado do Currículo de Arte pode-se verificar que trás informações de orientação para a gestão do Currículo e contempla informações e documentos voltados especificamente ao professor, os cadernos do Professor e do Aluno, organizados por disciplina /série (ano) / bimestre, anunciando uma educação à altura dos desafios e das exigências da sociedade contemporânea.