Textual

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Textual

Termos equivalentes

Textual

Termos associados

Textual

1 descrição arquivística resultados para Textual

1 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Literatura infantil e a formação do leitor: saberes e práticas no processo de ensino e aprendizagem.

Este texto apresenta reflexões sobre uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar e analisar saberes e práticas desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental com obras de literatura infantil de Ruth Rocha, veiculadas no acervo do Programa Nacional e Biblioteca da Escola (PNBE) visando a formação do professor e do aluno leitor. A opção metodológica foi por desenvolver uma pesquisaação colaborativa. Utilizamos os seguintes procedimentos e estratégias de ação: aplicação de questionários; levantamento bibliográfico; observação participante; redação de notas de campo; realização de entrevistas semiestruturadas. O estudo comprovou que 60% dos professores desconhecem o PNBE e desenvolvem práticas de leitura de obras literárias infantis por meio de metodologias de ensino que desconsideram a participação dos alunos leitores.