Textual

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Textual

Termos equivalentes

Textual

Termos associados

Textual

2 descrição arquivística resultados para Textual

2 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Competências necessárias aos professores de escola integral.

O presente trabalho tem como escopo apresentar de forma sucinta o contexto histórico da Educação Integral no Brasil; bem como analisar as leis que amparam e legitimam a Educação Integral como um direito das crianças e dos adolescentes; ressaltando a importância do pensamento dos educadores Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, que idealizaram uma formação integral/completa para crianças e adolescentes pobres e por fim destacar a relevância da formação por competências dos professores de escolas de tempo integral.

Análise do desenvolvimento da competência digital: uma contribuição para formação docente.

A interlocução entre tecnologia e ensino cria um movimento que ressoa no processo de ensino-aprendizagem. Assim, é imperativo defender o desenvolvimento da Competência Digital (CDg) pelo docente a fim posicioná-lo em consonância com as demandas contemporâneas impostas aos profissionais de Educação. Neste trabalho, apresenta-se a análise da CDg de professores de língua estrangeira a fim de exemplificar essa situação. Esta pesquisa qualitativa interpretativista adota a modalidade de pesquisa, estudo de caso e a partir dos instrumentos de pesquisa selecionados observa indícios de desenvolvimento da competência digital situado nos primeiros dois níveis propostos por Adell (2013) dos participantes. A descrição dessa situação incentiva novas pesquisas que possam redirecionar os processos formativos de professores para o âmbito virtual.