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Educação do campo e agroecologia: os intercâmbios agroecológicos em foco.

Eixo 1. O texto apresenta os aspectos relevantes sobre a realização dos Intercâmbios Agroecológicos na Zona da Mata de Minas Gerais destacando como a experiência foi adaptada ao contexto regional; e os principais procedimentos da prática educativa relacionada com o desenvolvimento da experiência aos princípios da Educação do Campo e da Agroecologia.

Trabalho, educação e reprodução ampliada da vida: doces amarguras do trabalho associado no campo.

A partir de fundamentos teórico-metodológicos do materialismo histórico, o objetivo deste artigo é analisar as dimensões educativas da experiência de trabalho de um grupo de trabalhadores e trabalhadoras que se associam para garantir a reprodução ampliada da vida.

Formação por alternância na educação de jovens e adultos do campo.

Este trabalho integra a pesquisa Novas Faces da Pedagogia da Alternância na Educação do Campo, cujo propósito foi analisar as representações sociais, processos e práticas pedagógicas construídas no interior de duas experiências de EJA do Campo: os programas Saberes da Terra/MEC e Residência Agrária/MDA.

A pedagogia da alternância no projovem campo em minas gerais: desafios e perspectivas.

Nesse artigo, decorrente do Programa de Estudos Novas Faces da Pedagogia da Alternância na Educação do Campo, nosso propósito é caracterizar o Programa Projovem Campo em Minas Gerais e analisar as representações sociais sobre a Alternância construídas pelos (as) educadores (as) – coordenadoras e professores (as) do Programa.

Granjas escolares grupos escolares rurais e escolas típicas rurais ensino primário tipicamente rural no estado de São Paulo (1933-1968).

Apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado. Tem por objetivo reconstituir aspectos da história da escola primária rural no Estado de São Paulo. O foco da pesquisa é as Granjas Escolares, os Grupos Escolares Rurais e as Escolas Típicas Rurais, no período de 1933 a 1968.

Produtor, político e bacharel: João Pinheiro da Silva e a educação do trabalhador do campo.

É o nosso objetivo apresentar as ideias centrais na proposição de João Pinheiro para a educação do trabalhador do campo. Estes espaços serão abordados segundo a noção de lugares de sociabilidade. Assim, além da compreensão de como ele se utilizou desses espaços para discutir e divulgar sua proposição educacional.

Os significados da formação acadêmica atribuídos pelos egressos do curso pedagogia da terra em suas práticas docentes.

O objetivo desta pesquisa é analisar os impactos da formação no curso de licenciatura Pedagogia da Terra, que é fruto de uma parceria dos movimentos sociais, do INCRA e da UFMG com duração entre 2005 e 2010. Pretende-se compreender a importância do curso para a prática docente e como estes são beneficiados por sua trajetória acadêmica.

Tempos e espaços de formação na experiência do projovem campo: saberes da terra capixaba.

Eixo 1. O texto apresenta uma síntese das experiências produzidas no ProJovem Campo – Saberes da Terra e uma reflexão acerca dos desafios da Educação do Campo na interface com a EJA integrada a Educação Profissional que neste Programa.

Práticas artísticas dos estudantes do curso de licenciatura em educação do campo: um estudo na perspectiva das representações sociais

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento sobre as práticas artísticas dos licenciandos em Educação do Campo da FaE-UFMG, pertencentes à habilitação em Língua, Arte e Literatura.

Um olhar sobre o curso de licenciatura em educação do campo da UFRRJ.

Eixo 1. Este trabalho apresenta debates acerca dos efeitos da instalação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a partir da analise das relações entre os atores envolvidos neste processo e a interação dos movimentos sociais com a Instituição.
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