O documento apresenta uma análise da situação atual dos sistemas radiofônicos; estudos para a reestruturação do MEB; e a elaboração de um planejamento dentro das possibilidades reais constatadas no Encontro.
A apostila apresenta algumas experiências vividas pelo grupo de Caravana, pela equipe do MEB/Maranhão, trabalhos realizados pela equipe do MEB/ Goiás em Animação Popular na forma de Encontros com as comunidades.
A apostila apresenta o Estudo de Área, ou seja, o levantamento da situação e a interpretação das realidades econômicas, social, política, educacional e religiosa de uma determinada área geográfica. Traz a localização que é a segunda fase do trabalho de radicação de Escolas Radiofônicas.
Apresenta de que forma é realizado o trabalho do supervisor das Escolas Radiofônicas. Reúne os atributos necessários para o trabalho de monitor e o treinamento para a sua capacitação.
O documento apresenta 8 capítulos referentes a criação do MEB, os convênios com o Ministério da Educação e Cultura com a CNBB, Ministério da Saúde, e com a Comissão do Vale do São Francisco, as funções das Equipes Estaduais e Locais do MEB.
Documento apresenta algumas recomendações sobre alguns Decretos quanto a Organização legal, jurídica e Administrativa do MEB e a avaliação do sistema Radiofônico.
Trata-se de um programa para treinamento de equipe de direção para Escolas Radiofônicas, e ao final apresenta alguns testes informativos para os monitores.