Textual

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Textual

Termos equivalentes

Textual

Termos associados

Textual

2 descrição arquivística resultados para Textual

2 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

A poética cordelina em espaços educativos como tecitura de letramentos múltiplos.

O debate em torno da educação tem se ampliado, assim como as discussões sobre o papel que ela exerce para a formação dos sujeitos. Frente a uma miríade de transformações, a educação precisa se (re)inventar e intentar novos modos de agir, constituindo caminhos inovadores para o aprendizado do educando. Tendo na diversidade a base para a compreensão de realidades tão distintas ela pode lançar mão de ‘saberes do senso comum’ a fim de promover o ensino-aprendizagem.

Literatura infantil e a formação do leitor: saberes e práticas no processo de ensino e aprendizagem.

Este texto apresenta reflexões sobre uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar e analisar saberes e práticas desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental com obras de literatura infantil de Ruth Rocha, veiculadas no acervo do Programa Nacional e Biblioteca da Escola (PNBE) visando a formação do professor e do aluno leitor. A opção metodológica foi por desenvolver uma pesquisaação colaborativa. Utilizamos os seguintes procedimentos e estratégias de ação: aplicação de questionários; levantamento bibliográfico; observação participante; redação de notas de campo; realização de entrevistas semiestruturadas. O estudo comprovou que 60% dos professores desconhecem o PNBE e desenvolvem práticas de leitura de obras literárias infantis por meio de metodologias de ensino que desconsideram a participação dos alunos leitores.