Textual

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Textual

Termos equivalentes

Textual

Termos associados

Textual

5 descrição arquivística resultados para Textual

5 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

A agroecologia e o etnoconhecimento em escolas indígenas.

Eixo 2. O presente artigo tem como objetivo trazer discussões sobre a possibilidade da inserção da agroecologia dentro dos sistemas de produção tradicional, através de práticas a partir da cultura local, procurando ser a escola importante mediadora para construções e intervenções pela comunidade.Procura-se a relação entre agroecologia e escola por se considerar este um espaço de mediação dos conhecimentos tradicionais e dos conhecimentos não indígenas.

Escola do campo e comunidade: a organização do trabalho pedagógico e a educação física.

Esta pesquisa ao ter como objeto de estudo a relação entre Educação Física e a comunidade escolar1 buscou concretizar a prática investigativa na Escola Eurípedes Peri Rosa, situada no distrito de Bate-pé, município de Vitória da Conquista - BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso2 , com embasamento no método dialético.

A identidade docente nas narrativas ribeirinhas: imagens e representações de professores/as na comunidade do Rio Quianduba, Abaetetuba/PA.

A intenção com esta pesquisa materializou-se pela necessidade de refletirmos sobre as imagens e representações que constituem a identidade docente nas narrativas dos sujeitos sociais da escola ribeirinha, percebendo como essas imagens eAluna do Programa de Pós- Graduação em educação e Cultura/UFPA-Cametá, Pedagoga, professora da rede municipal de Abaetetuba/PA 2 Pós-Doutor em Ciências da Educação, Doutor em Ciências Humanas e Educação/PUC-Rio, Professor da Universidade Federal do Pará.

Educação e identidade quilombola: outras abordagens possíveis.

Este texto é parte de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada no quilombo de Conceição das Crioulas/ Salgueiro/PE, que discute a concepção de educação escolar quilombola e participação dos quilombolas no processo educacional e o significado para ampliar os espaços de reconstrução da história do território. Traz alguns elementos que contribuem com a reflexão sobre a educação escolar quilombola, desafios e aspectos relevantes da participação social dos quilombolas, sobre o processo educacional em um quilombo. Aborda questões que os jovens quilombolas apresentaram e consideraram importantes para o currículo escolar na perspectiva da afirmar a identidade e autoestima do jovem, a exemplo da formação de professores/as, mundo trabalho, a garantia de direitos e permanência dos quilombolas em seus territórios de forma digna.

Uma gestão de conflito: o caso da escola pública do Quilombo Mesquita, Cidade Ocidental, Goiás.

O artigo discute a gestão da Escola Aleixo Pereira Braga, no Quilombo Mesquita, em Cidade Ocidental, GO. Resulta de pesquisa exploratória, qualitativa, tendo por referência um estudo de tipo etnográfico. Mesquita, local de remanescentes de quilombo, cuja população é estimada em duas mil pessoas. Objetivou-se discutir a gestão da instituição de ensino em uma situação de conflito, caracterizada pela discussão entre a gestão de uma escola quilombola ou uma escola regular. Por fim, apresenta-se a tendência de evolução desse processo no momento atual, considerando o Plano Nacional de Educação – PNE, o Plano Estadual de Educação de Goiás e o Plano Municipal de Educação de Cidade Ocidental – PME.