- Todos
- Educação Escolar Indígena, 5 resultados
- Movimentos Sociais e Educação, 1 resultados
- Alfabetização, 1 resultados
- Currículo, 1 resultados
- Educação Intercultural, 1 resultados
- Identidade Cultural, 1 resultados
- Política Nacional de Educação Escolar Indígena, 1 resultados
- Leitura, 1 resultados
- Escrita, 1 resultados
- Ação Educativa, 1 resultados
Textual
Taxonomia
Código
Nota(s) de âmbito
Nota(s) da fonte
Mostrar nota(s)
Termos hierárquicos
Textual
Termos equivalentes
Textual
Termos associados
Textual
5 descrição arquivística resultados para Textual
5 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
Interculturalidade e educação escolar indígena: diálogos, apropriações e negociações identitárias.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-095
- Item
- 2014-10
A conquista do indígena brasileiro ao direito à escolarização remete à concretização de um desafio cotidiano, visto que, a concepção de escola deveria refletir o pensamento de cada etnia, os próprios processos de aprendizagem e de difusão do saber e o ensino da língua materna enquanto elemento identitário. Em outras palavras, essa reflexão poderia ser entendida como os pilares da resistência de cada povo.
Leitura e escrita no contexto escolar indígena: perspectivas e desafios.
- BR CMV-GO EPT-DCO-465
- Item
- 2014-10
A prática da leitura e da escrita para os alunos indígenas tem sido um constante desafio. Oriundos de línguas ágrafas, em sua maioria, os indígenas encontram-se em situação de transição, pois, a partir da educação formal, os símbolos e as letras tornaram-se elementos fundamentais para o conhecimento dos códigos não indígenas, bem como para a sua ascensão individual e coletiva. Na perspectiva dos Estudos do Letramento, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a leitura e a escrita no contexto indígena, em especial para os alunos Guarani, Kaiowá e Terena localizados na região da Grande Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul.
- BR CMV-GO EPT-DCO-245
- Item
- 2014-10
O exame de textos acadêmicos que versam sobre educação escolar indígena permite-nos constatar que, em sua ampla maioria, centram-se em aspectos normativos, ou seja, discorrem sobre a ampla legislação que trata da questão, formulada posteriormente a Constituição Federal de 1988. No entanto, verifica-se que textos oriundos e construídos nas conferências a partir das necessidades educacionais indígenas são obliterados.
- BR CMV-GO EPT-DCO-074
- Item
- 2014-10
O presente artigo pretende analisar ações educativas realizadas em escolas municipais das áreas indígenas do município de Dourado/MS que se deram em um curto período durante a gestão de um governo que se apresentava, naquele momento, como de esquerda, tendo uma proposta política de participação democrática no âmbito da educação, sobretudo na construção de uma nova proposta pedagógica para as escolas da Terra Indígena de Dourados. O objetivo desta pesquisa é apontar estas ações como potenciais na redução de situações de desigualdades na educação do município naquele contexto e no reconhecimento obtido em nível local, nacional e internacional, mas que teve um final precoce, em virtude de limitações em sua implantação, implementação e por questões políticas locais.