Textual

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Textual

Termos equivalentes

Textual

Termos associados

Textual

15 descrição arquivística resultados para Textual

15 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

A participação das professoras primárias na construção da cultura escolar no oeste paulista: a implantação dos grupos escolares na região de Presidente Prudente/SP (1925-1960).

O texto apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado pretende apresentar e analisar as contribuições do gênero feminino, especialmente das professoras primárias, na construção da educação escolarizada no período de implantação e edificação dos primeiros grupos escolares da região de Presidente Prudente-SP.

A visibilidade da população das pessoas com deficiência no jornal impresso: 1997 a 2000.

O texto apresenta uma síntese de uma pesquisa desenvolvida pelo “Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos e Ensino em Educação Especial” com foco na produção de estudos integrados sobre políticas e práticas direcionadas à questão da inclusão escolar do público alvo da Educação Especial na realidade brasileira.

A construção da prática docente: pensamentos sobre a história e a filosofia da educação.

Este artigo propõe pensar sobre a construção da prática docente por meio da leitura das obras de pensadores presentes na história da educação. Pretende-se identificar como as ideias de tais autores influenciaram a construção histórica da figura do professor, e a relevância destes conhecimentos para a compreensão da sociedade e realização da prática docente no mundo atual.

Escolas reunidas: a criação e expansão em Mato Grosso (1927-1940).

O presente trabalho analisa, por meio de fontes documentais como relatórios de presidentes do estado, inspetores de ensino e diretores da instrução pública, disponíveis nos principais acervos e arquivos de Mato Grosso, como o Arquivo Público de Mato Grosso (APMT); o Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR) e o Arquivo da Casa Barão de Melgaço (ACBM).

A transferência da escola de aprendizes artífices da cidade de goiás para a nova capital: contribuições para a construção da memória do IFG.

Neste texto, apresenta-se uma pesquisa que objetivou analisar as mudanças ocorridas no processo de transferência da Escola de Aprendizes Artífices (EAA) da Cidade de Goiás para a nova capital e sua transformação na Escola Técnica de Goiânia (ETG), no contexto das políticas educacionais empreendidas no Período Vargas.

Educação física e educação: uma leitura sobre suas relações históricas e filosóficas.

Neste estudo buscou-se estabelecer relação entre as perspectivas em Educação e Educação Física. Para tanto, respeitando uma linearidade cronológica, alguns autores importantes à história e filosofia da Educação foram pesquisados e apontados neste trabalho.
Resultados 1 a 10 de 15