Textual

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Textual

Termos equivalentes

Textual

Termos associados

Textual

7 descrição arquivística resultados para Textual

7 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

O significado da perda de visão para cegos com cegueira adquirida.

Eixo 7. Este texto tem por objetivo apresentar dados de um estudo sobre o enfrentamento da perda de visão de sujeitos com cegueira adquirida. O estudo é parte de um projeto maior que visa estabelecer relações entre o enfrentamento da cegueira e o significado de aprendizagem do braille. O estudo é fundamentado na perspectiva histórico-cultural de Vigotski2, que destaca a importância das relações sociais para a formação pessoal de cada um e que aborda em seus textos sobre defectologia aspectos importantes relacionados à constituição de pessoas cegas e sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem das mesmas

Deficiência visual e a apropriação do conhecimento: possibilidades e desafios.

Eixo 7. Este estudo teve sua origem no contexto educacional do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo-IFES, Campus Santa Teresa, em 2010, com foco no ensino de língua inglesa para uma aluna cega e os desafios e possibilidades apareceram, o foco do trabalho está no potencial a ser desenvolvido, nas possibilidades de aprendizagem; na preocupação de enfrentar essa situação sem causar exclusão e/ou favoritismo

Características empregadas por estudantes com cegueira congênita na definição de conceitos abordados em sala de aula.

Eixo 7. O artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado, analisar as características empregadas por estudantes com cegueira congênita na definição de conceitos abordados em sala de aula.

Filmes e narrativas de jovens deficientes visuais: reflexões iniciais de uma pesquisa.

Eixo 7. O presente trabalho pretende apresentar uma proposta de pesquisa acerca da percepção dos deficientes visuais, especificamente jovens matriculados no 5º ano do ensino fundamental de uma escola especializada para cegos, referente aos filmes exibidos buscando compreender como são percebidos os filmes assistidos por esses sujeitos. A pesquisa realizada faz parte do projeto “O cinema e a narrativa de crianças e jovens em diferentes espaços educativos”. O interesse em realizar tal pesquisa surgiu em janeiro do ano de 2012 quando o Instituto Benjamin Constant foi selecionado para participar de um curso sobre educação e cinema. De imediato, despertou-se o interesse por esta temática e percebeu-se o quanto esse aprendizado poderia ser percebido e discutido com os jovens estudantes da escola.

Contribuições das trajetórias de formação docente para a inclusão do aluno com deficiência visual.

A presente pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições da trajetória de formação dos professores na construção de estratégias pedagógicas inclusivas, diante dos desafios da inclusão dos alunos com deficiência visual (DV).

Ensino de História: usos da iconografia e deficiência visual.

Este trabalho objetiva verificar e analisar quais estratégias, relacionadas ao trabalho com a iconografia e a produção do conhecimento histórico, são utilizadas pelos professores de História dos anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano), da rede pública de ensino, para alunos com deficiência visual.

Compensação: um estudo historiográfico para compreensão da educação da pessoa cega.

Este artigo tem por objetivo compreender o conceito e o processo de compensação no desenvolvimento da pessoa cega, ao longo da história. Relata uma pesquisa de cunho histórico, buscando o conceito de compensação desde as origens mais remotas, até chegar às discussões propostas por Vigotski, como um processo que valoriza as capacidades das pessoas com deficiência.