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A cidade, a criança e a criança na cidade.

(WARD, 1978; TONUCCI, 1996). Entretanto, estudos mostram a capacidade das crianças transgredirem às imposições dos adultos, transformando os espaços planejados para elas em lugares delas (RASMUSSEN; SMIDT, 2003; CASTRO, 2004). Considerando que cada vez mais crianças têm habitado cidades (BÉNEKER et al, 2010), o principal objetivo do artigo é refletir a respeito das experiências de infâncias urbanas e discutir possibilidades de metodologias de pesquisa com crianças pequenas. A investigação foi realizada com a utilização de métodos visuais e contou com a participação de duas meninas e dois meninos, de cinco anos. Conclui-se, portanto, que a metodologia adotada potencializou o envolvimento das crianças para discutir aspectos relacionados com as suas vivências na cidade.

Um cenário da sociologia da infância no Brasil: as produções apresentadas no GT-7 (educação da criança de 0 a 6 anos) da ANPED de 1998 a 2013.

O presente texto apresenta uma leitura do cenário científico brasileiro no que se refere às produções que utilizam como referencial os pressupostos da Sociologia da Infância. Deste modo, com o objetivo de realizar um mapeamento dos trabalhos realizados com uma abordagem que privilegia olhares, falas, gestos e expressões da(s) crianças, a investigação tem caráter qualitativo e se configura em um estudo bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, tendo como material de análise os trabalhos publicados nos anais das reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), especificamente no GT -7 (Educação de crianças de 0 a 6 anos) no período compreendido entre os anos de 1998 e 2013. Assim, o mapeamento bibliográfico no portal eletrônico indicado resultou na seleção final de 40 artigos, os quais estão em processo de análise.