Representações sociais da adolescência por professores de escolas públicas do Distrito Federal.
- BR CMV-GO EPT-DCO-292
 - Item
 - 2014-10
 
Objetivou-se  neste  estudo  examinar  as  representações  sociais  da  adolescência sustentadas  por  43  professores  de  três  escolas  públicas  do  Distrito  Federal.  Os  dados foram  analisados  com  ajuda  do  software  Alceste.  Os  resultados  apontam  que  as representações  sociais  da  adolescência  ainda  são  marcadas  negativamente  pela  ideia  de rebeldia  e  irresponsabilidade,  além  de  reforçarem  o  binômio  violência-pobreza  e atribuírem  culpa  à  instituição  familiar  pela  ocorrência  de  violência  praticada  por adolescentes.  Conclui-se  que  é  necessário  convocar  aqueles  que  se  interessam  pelo psíquico,  pelo  relacional,  pelo  político  e  pelo  social  a  formular  proposições  efetivas, levando  em  conta  que  nenhuma  análise  e  intervenção  sérias  podem  pretender  dar  conta da violência reduzindo-a a um ou outro fator causal.
    
    
  