Atendimento Especializado

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Atendimento Especializado

Termos equivalentes

Atendimento Especializado

Termos associados

Atendimento Especializado

21 descrição arquivística resultados para Atendimento Especializado

21 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

A proposta de atendimento educacional especializado para crianças surdas em uma escola de educação infantil de Vitória/ES.

Eixo 7. O texto aborda os aspectos que envolvem a comunicação entre professor e aluno surdo _ criança ou adulto, bem como o desenvolvimento do processo de aprendizagem tornam-se viáveis quando se respeita a especificidade do aluno e quando suas necessidades reais são compreendidas. Insistimos que para que uma pessoa ouvinte possa se comunicar com uma criança surda, alguns elementos são fundamentais, entre eles, a língua de sinais. Neste texto, dispusemonos a discutir sobre a proposta de atendimento educacional especializado para a criança surda, tendo em vista que o mesmo deve complementar as práticas curriculares da sala de atividades, bem como ensinar a língua de sinais. Observamos que, mesmo com as mudanças paradigmáticas acontecendo e os modelos de atendimento à pessoa com deficiência sofrendo transformações ao longo de décadas, ainda notamos que existem desafios a serem enfrentados sobre a inclusão escolar. Um deste refere-se à questão: Como a criança surda, sujeito da educação especial, pode ser incluída na escola? Apesar de diversas convenções pelo mundo em favor dos direitos das pessoas com deficiência ou excluídas fazerem usos de várias terminologias quanto ao sujeito que necessita de educação especial, ainda não parece claro quem são os sujeitos da educação especial e o papel dessa educação, especializada, para as diferentes necessidades.

Formação de professores do atendimento educacional especializado para alunos surdos em São Bernardo do Campo.

O trabalho objetiva delinear o funcionamento do AEE na perspectiva da Educação Inclusiva em SBC; compreender como ocorre a formação dos professores que atuam no AEE a alunos surdos e contribuir para a reflexão acerca da política de formação para estes professores.

A prática de leitura e escrita desenvolvida na sala de recurso multifuncional para alunos com deficiência intelectual.

O presente texto discute o processo de alfabetização desenvolvido, na sala de recurso multifuncional (SRM) e na sala de ensino regular com os alunos de seis anos com deficiência intelectual (DI), focando a análise das concepções e práticas dos processos de leitura e escrita num estudo de caso numa escola pública de Vitória.

Efeitos da implementação do pecs-adaptado no repertório comunicativo de um aluno com paralisia cerebral.

Eixo 7. Diante da importância da comunicação para o ser humano estabelecer trocas sociais, este estudo teve como objetivo verificar os efeitos da implementação do PECS-Adaptado para aumentar o repertorio comunicativo de um aluno com paralisia cerebral com déficits na oralidade.

Surdez e o atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.

O texto se propõe a discutir as questões que envolvem o Atendimento Educacional Especializado e a Surdez, buscando compreender através das narrativas docentes, quais são os principais desafios e as possibilidades do trabalho desenvolvido com os estudantes surdos nas escolas comuns e inclusivas.

As instituições residenciais para pessoas com deficiência intelectual no estado de São Paulo.

O texto apresenta uma síntese do atendimento a pessoas com deficiência intelectual no Estado de São Paulo. O atendimento prestado às pessoas com deficiência intelectual é reflexo de um processo histórico de práticas culturais. Vale salientar que inúmeras são as nomenclaturas utilizadas para designar um mesmo modelo institucional, sendo encontradas na legislação como instituição de acolhimento e isolamento. Na literatura, como instituição de abrigo provisória ou residencial. Será utilizado o termo instituição residencial, pois, trata-se de um ambiente nem sempre acolhedor e nem sempre serve de abrigo provisório aos jovens e adultos com deficiência intelectual.desenvolvimento de novas pesquisas na área mostra-se necessário, podendo voltar-se para outras deficiências, como exemplo, pessoas com paralisia cerebral. Uma pesquisa de observação direta da prática dos profissionais com os residentes, envolvendo instituições residenciais que restringem o atendimento a pessoas com deficiência e as que atendem crianças e jovens com desenvolvimento típico e atípico, poderia salientar as diferenças no atendimento da pessoa com deficiência e elucidar novas práticas que possam ser inseridas nos ambientes menos favorecidos.

Políticas públicas de inclusão e o governo das condutas docentes.

O presente trabalho é oriundo da dissertação de mestrado  “Políticas  Públicas  de  Inclusão  moldando  condutas  e  governando sujeitos” cujo material empírico constituiu‐se  de  dois  fascículos  da  coleção  “A  educação  Especial  na  Perspectiva  da  Inclusão  Escolar”,  intitulados  “A  Escola  Comum  Inclusiva”  e  “O  Atendimento  Educacional  Especializado  para  Alunos  com  Deficiência  Intelectual”. 

A articulação entre o atendimento educacional especializado e o currículo escolar: identificando premissas e tensões.

O presente texto propõe uma reflexão conceitual acerca do Atendimento Educacional Especializado – serviço institucional de apoio à escolarização dos estudantes com deficiência no ensino comum – em articulação com o currículo escolar. A discussão é feita a partir da interlocução com estudos produzidos na área, envolvendo as temáticas do Atendimento Educacional Especializado e do currículo escolar e de momentos de interlocução de uma “comunidade de prática”, isto é, de um grupo de pesquisadores unidos em torno de um empenho comum.

A produção científica sobre o atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais no contexto escolar.

O presente estudo tem como objetivo identificar as pesquisas voltadas para o Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais no contexto escolar, mais especificamente na concepção do professor da Sala Comum.

Percepção dos familiares e professores da educação infantil sobre a inclusão escolar da criança com deficiência uma experiencia na rede municipal de Joinville (SC).

Este artigo analisa a aplicabilidade das diretrizes expressas nos documentos que orientam a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, visando a compreensão do relacionamento entre família, escola e Atendimento Educacional Especializado.
Resultados 1 a 10 de 21