Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1920 - 1964 (Creation)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Entidade custodiadora
História do arquivo
A coleção é composta por documentos do arquivo do IF Goiano Campus Urutaí selecionados das fontes reunidas por Silvia Aparecida Caixeta Issa durante a realização de sua pesquisa de mestrado que produziu a dissertação intitulada “A ESCOLA AGRÍCOLA DE URUTAÍ (1953-1963): singularidades da cultura escolar agrícola” apresentada e defendida em 2014 junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Goiás/Câmpus Catalão, Linha de Pesquisa História e Culturas Educacionais, sob orientação da Profª Drª Aparecida Maria Almeida Barros.
A organização da coleção foi realizada no ano de 2022 no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica SEI Nº 01/2021 celebrado entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) tem quem como objetivo propor o compartilhamento de recursos, tecnologia e conhecimento para promoção do acesso e da preservação de seus arquivos permanentes.
Até a data de sua publicação, o catálogo desta coleção é uma ação experimental de compartilhamento de recursos tecnológicos do Comitê Interinstitucional para Preservação e Acesso aos Arquivos Permanentes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), instituído pela Portaria Nº 247, de 10 de março de 2021, do IF Goiano e pela Portaria Nº 816, de 12 de março de 2021, da UFG.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Avaliação, seleção e eliminação
A seleção dos documentos para a coleção teve como critérios objetivos, a proveniência dos itens ser a Escola Agrícola de Urutaí e sua predecessora, a Fazenda Modelo de Criação de Uruthay, e a disponibilidade do material previamente encontrado e digitalizado durante os esforços empreendidos por Silvia Aparecida Caixeta Issa durante a realização de sua pesquisa de mestrado.
Sobre a seleção de fontes empreendida pela pesquisadora à época da pesquisa pode-se dizer resumidamente que teve como objetivo compreender o papel da origem e do processo de instalação da Escola Agrícola de Urutaí (EAU) para a formação de uma cultura escolar agrícola e suas singularidades direcionada para a agropecuária em Goiás. A seleção da pesquisa teve como recorte o ano de 1953, quando a Fazenda é transformada em Escola Agrícola, e o ano de 1963, quando a Escola é transformada em Ginásio. A seleção não se restringiu somente aos documentos constantes nesta coleção conforme descrito na dissertação.