Centro Memória Viva - Goiás

Área de identificação

Identificador

CMV-GO

Forma autorizada do nome

Centro Memória Viva - Goiás

Forma(s) paralela(s) de nome

  • Centro Memória Viva - Documentação e Referência em Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Popular e Movimentos Sociais em Goiás

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

  • University

Área de contato

 

Maria Margarida Machado Contato principal

Tipo

Endereço

Endereço

Faculdade de Educação – Rua 235, S/N Setor Universitário – Goiânia - Local: NEDESC (Núcleo de Estudo e Documentação: Educação, Sociedade e Cultura)

Localidade

Goiânia

Região

Goiás

Nome do país

Brasil

CEP

74605-050

Telefone

+55(62) 3209-6210 / +55(62) 99190-8803

Fax

E-mail

URL

Nota

Área de descrição

Histórico

O Centro Memória Viva nasceu quando pesquisadoras da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), do campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da educação popular, se desafiaram a constituir redes de pesquisa. A primeira iniciativa contou, em 2007, com o movimento dos Fóruns de EJA e mais três instituições: UnB, PUC/GO e CEFET/GO, no Projeto financiado pela Capes/Setec (www.forumeja.org.br/pf). A partir de 2010, com financiamento da Secad/MEC, o CMV passa a contar com uma articulação regional, incluindo a parceria das UFMT e UFMS. Destas redes resultaram artigos, livros, trabalhos de conclusão de cursos, dissertações e teses defendidas. Fruto importante desta iniciativa foi a criação de um banco de dados com o cadastramento de mais de 1000 documentos. Para conhecer um pouco mais desta história, acesso o livro sobre o CMV, “A história guardada no Centro Memória Viva: Educação de Jovens e Adultos, educação popular e movimentos sociais” organizado por Diane Valdez, publicado pela Cânone Editorial em 2015, ISBN 978-85-8058-063-1, (http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/ahist.guardada-cmv_0.pdf). Atualmente vinculado ao Núcleo de Estudos e Documentação Educação Sociedade e Cultura (NEDESC) da FE/UFG, o CMV já contou com financiamento da Fundação de Ampara à Pesquisa de Goiás (FAPEG), Capes e do CNPq, o que possibilitou a aquisição de equipamentos de pesquisa, bolsas para estudantes e pesquisadores, e, em 2020, a transferência do conteúdo do Banco de Dados para a Plataforma Atom, vinculada ao Cidarq/UFG.

Contexto cultural e geográfico

O Centro Memória Viva – Goiás situa-se no estado de Goiás, uma unidade federativa do Brasil, Região Centro-Oeste do país, no Planalto Central brasileiro, no bioma do Cerrado. Sua capital, desde 1937, é Goiânia, atualmente, maior cidade do estado, sede da única Região Metropolitana do estado. O estado possui 246 municípios. De acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado estava com 6,1 milhões de habitantes. No século XX, o estado possui dois marcos de crescimento demográfico, a fundação da cidade de Goiânia e a construção, em meados de 1960, de Brasília, que constituiu o Distrito Federal e passou a ser a capital do país. O Centro é sediado na Faculdade de Educação, criada em 1968, na Universidade Federal de Goiás, que havia sido criada em 1960.

Mandatos/Fontes de autoridade

Projeto intitulado “Centro Memória Viva – Documentação e referência em EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais”, cadastrado junto a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG sob o código PI0389-2010.

Estrutura administrativa

O CMV-GO não possui estrutura administrativa, sua organização e funcionamento é equivalente a um grupo de pesquisa, conta com uma pesquisadora na condição de coordenadora geral e a equipe composta por pesquisadores, técnicos e bolsistas, cada um com suas atribuições, mas em um mesmo nível hierárquico.

Políticas de captura e gestão de documentos

O Centro Memória Viva reúne fontes coletadas e produzidas pelos projetos de pesquisa acerca da temática de trabalho do Centro, sendo a alimentação do acervo dependente dos desdobramentos e conclusões dos projetos.

Prédios

Não se aplica. O acervo do CMV é armazenado prioritariamente em meio digital.

Acervo

O foco do Centro Memória Viva são os registros históricos de experiências em Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Popular e Movimentos Sociais em Goiás, produzidos desde 1960 até o contexto atual. Atualmente o acervo do Centro é composto por três coleções:

Coleção ‘Movimento de Educação de Base em Goiás’, criada pela professora Maria Emilia de Castro Rodrigues, que reúne documentos do MEB que tratam de sua organização e funcionamento administrativo e pedagógico, suas atividades e campanhas de alfabetização, programas de ensino e material didático. Como também documentos sobre o MEB, como referências, entrevistas com envolvidos, registros do envolvimento do MEB com sindicalismo, movimentos de educação popular e outros.

Coleção “Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social”, criada pela professora Maria Margarida Machado que reúne uma seleção de trabalhos apresentados nas reuniões da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) sobre temas de interesse da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), tais como: educação de jovens e adultos, educação do campo, educação quilombola, educação prisional, educação e diversidade ético racial, educação indígena, educação especial, educação em direitos humanos.

Coleção “Pesquisa Documental na Secretaria de Educação do Estado de Goiás: Redescobrindo a história da Educação de Jovens e Adultos - EJA em Goiás”, criada pela professora Maria Margarida Machado que reúne um de documentos da Secretaria de Estado da Educação de Goiás e pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás, que tratam da Educação de Jovens e Adultos. Reúne ainda seleção artigos sobre Educação de Jovens e Adultos, identificados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Artigos publicados em periódicos:

MACHADO, M. M. (Org.). Ler Gramsci para pensar a política e a educação. 1 ed. Goiânia-GO: Scotti, 2020. 320p.

MACHADO, M. M.; BARROS, R. . Aspectos da construção histórica da identidade da educação de jovens e adultos no Brasil e em Portugal: enfoque na agenda política e suas práticas discursivas. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 19, p. 91-109, 2020.

MACHADO, M. M.; LAGO, S. N. . Políticas de Certificação para Jovens e Adultos ? o caso dos Exames de Madureza. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, v. 8, p. 1-9, 2020.

COSTA, C. B. ; OLIVEIRA, L. M. J. ; MACHADO, M. M. . Alfabetização de Jovens e Adultos no Distrito Federal: disputas de concepções nas décadas de 1950 a 1990. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 1, p. 79-99, 2019.

RODRIGUES, M. E. C.; ROCHA, J. G. ; VALDEZ, D. . Benedito e Jovelina: A História da Alfabetização de Trabalhadores Rurais em Goiás nos Anos Sessenta (Século XX). REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 1, p. 100-123, 2019.

HERNÁNDEZ, R. M. ; MACHADO, M. M. ; GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, J. . Training of Adult Workers in Europe and Brazil. Between Emancipatory Education and Recycling for the Market. INTERNATIONAL JOURNAL OF EDUCATIONAL RESEARCH AND INNOVATION, v. 9, p. 297-315, 2018.

MACHADO, M. M.. Thesaurus da educação popular e da educação de jovens e adultos. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-8, 2018.

MACHADO, M. M.. Educação de adultos em Portugal e no Brasil: aproximações e distanciamentos. HOLOS (NATAL. ONLINE), v. 5, p. 271-284, 2018.

RODRIGUES, M. E. de C.; COSTA, C. B. Trabalho e educação popular: diálogos entre educação profissional e educação de jovens e adultos. In: Revista da Educação Pública. v. 27, nº 65/1. Cuiabá: UFMT, maio/ago.2018. p 447-467.

MACHADO, M. M. Aprendendo com Histórias de vida: um estudo sobre biografias e autobiografias. In: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, V.5, p. 139-158, 2017.

RODRIGUES, M. E. de C.; COSTA, C. B.; GOMES, D. C. Movimento de Educação de Base em Goiás no Centro Memória Viva. In.: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol. 3, nº 6, 2015. (ISSN 2317-6571 on line).

RODRIGUES, M. E. de C.; MACHADO, M. M.; SILVA, D. C. da. Centro Memória Viva: Documentação e Referência em EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais. In: Revista Paidéia. Belo Horizonte, MG, 2014. (ISSN 2316-9605 – on-line).

RODRIGUES, M. E. de C.; MACHADO, M. M.. Educação de adultos em disputa – da pedagogia emancipatória à concepção “evolucionária”. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, v. 30, p. 329-349, 2014.

Livros publicados:

RODRIGUES, M. E. C. (Org.); MACHADO, M. M. (Org.) . Educação de jovens e adultos trabalhadores - produção de conhecimentos em rede. 1ª. ed. Curitiba: Appris Editora, 2018. v. 1. 165p .

COSTA, C. B.; MACHADO, M. M. Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos no Brasil. São Paulo: Ed. Cortez, 2017.

RODRIGUES, M. E. de C.; BORGES, E. M. F; MACHADO, M. M.. Dicionário de Educadores e Educadoras em Goiás: Séculos XVIII-XXI. Goiânia: Imprensa Universitária, 2017.

VALDEZ, D. (Org.) ; FERREIRA, M. S. (Org.) ; RODRIGUES, M. E. C. (Org.) ; MACHADO, M. M. (Org.) . A história guardada no Centro Memória Viva: Educação de Jovens e Adultos, educação popular e movimentos sociais. 1ª. ed. Goiânia - GO: Cânone Editorial, 2015. v. 1. 128p .

VALDÉS, R. (Org.) ; PILZ, D. (Org.) ; RIVERO, J. (Org.) ;MACHADO, M. M.(Org.) ; WALDER, G. (Org.) . Contribuições conceituais da educação de pessoas jovens e adultas: rumo à construção de sentidos comuns na diversidade. 1. ed. Goiânia: Editora UFG, 2014. 2010p .

Capítulos de livros

COSTA, C. B.; RODRIGUES, M. E. C. . Subalterno e oprimido: Diálogo com Gramsci e Freire. In: MACHADO, M. M. (Org.). Ler Gramsci para pensar a política e a educação. 1 ed.Goiânia-GO: Scotti, 2020, v. 1, p. 187-220.

COSTA, C. B.; CASTO, F. A. ; VAZ, J. D. ; ANDRADE, L. G. ; BARBOSA, S. C. . Os Trabalhadores Terceirizados do IFG: Perfil Social, Formação e Sabres. In: Mad'Ana Desirée Ribeiro de Castro; Jacqueline Maria Barbosa Vitorette; Cláudia Borges Costa. (Org.). Educação e Trabalho Nas Teias do (In) Visível. 1ed.Campinas - SP: Mercado de Letras, 2019, v. , p. 39-60.

RODRIGUES, M. E. C.; COSTA, C. B. . Centro Memória Viva Documentação e Referência em EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais do Centro-Oeste. In: PIETRAFESA, José Paulo; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro; SAUER, José. (Org.). Diálogos entre Educação, Mundo do Trabalho e Movimentos Sociais. 1 ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2019, v. 1, p. 225-247.

RODRIGUES, M. E. C. ; MACHADO, M. M. A experiência da construção de centros de referência em EJA no Brasil: um passo e um descompasso. In: Iria Brzezinski. (Org.). Políticas e Formação de Professores. 1ª ed. Goiânia - GO: PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 111-122.

COSTA, C. B. ; MACHADO, M. M.. Formação continuada de educadores de jovens e adultos: desafios e contradições de um currículo para trabalhadores. In: Wanderson Ferreira Alves; Maria Margarida Machado. (Org.). Trabalho e Saber. 1ed. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2016, v. 1, p. 37-56.

SILVA, B. L.; MACHADO, M. M..A Experiência dos Exames Supletivos no contexto da política de EJA em Goiás – período de 1970 a 1996. In. DUARTE, A.J; CAVALCANTE, C. V. História e Memória – Sujeitos e processos educativos na educação pública em Goiás. Editora PUC/GO. 2016. p. 129-151.

SILVA, D.C.; MACHADO, M. M.. Centro Memória Viva: instrumento de preservação da memória. In: Diane Valdez; Maíra Soares Ferreira; Maria Emilia de Castro Rodrigues; Maria Margarida Machado. (Org.). A história guardada no Centro Memória Viva: Educação de Jovens e Adultos, educação popular e movimentos sociais. 1ªed. Goiânia: Cânone Editorial, 2015, v. 1, p. 13-22.

Área de acesso

Horário de funcionamento

O atendimento presencial é realizado exclusivamente mediante agendamento prévio. O horário disponível para agendamento compreende das 07h às 22h em dias úteis de segunda à sexta.

Condição de acesso e uso

O acesso presencial ao Centro é permitido a todo e qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro desde que seja previamente agendado. Para acesso aos fundos e coleções do acervo, verificar as condições e requisitos de acesso e uso de cada uma.

Acessibilidade

A sala do Centro é acessível a cadeirantes mediante rampa na entrada de acesso do estacionamento do prédio da Faculdade de Educação. O andar da sala conta com banheiro acessível a cadeirante. Informar outras necessidades especiais no momento do agendamento para atendimento especializado, como intérprete de sinais (Libras) ou outros. Disponibilidade de solicitação de impressão de documentos transcritos em impresso Braile, prazo sob consulta.

Área de serviços

Serviços de pesquisa

O Centro possui área de trabalho que pode ser utilizada pelos consulentes mediante agendamento prévio e disponibilidade.

Serviços de reprodução

Dispõe de scanner para digitalização de documentos de formatos até A3 (Scanner Fujitsu Sv600) de fácil operação. A operação deve ser realizada pelo próprio pesquisador sob supervisão do colaborador responsável pelo atendimento.

Áreas públicas

O prédio da Faculdade de Educação conta com Livraria, Xerocopiadora (Prestador de serviço de reprografia/cópia e impressão) e Lanchonete.

Área de controle

Identificador da descrição

ISDIAH_BR-CMV-GO_2021-11-30

Identificador da entidade custodiadora

BR-CMV-GO

Regras ou convenções utilizadas

ISDIAH Norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico.

Estado atual

Final

Nível de detalhamento

Full

Datas de criação, revisão e eliminação

2021-11-30.

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Diane Valdez; Maíra Soares Ferreira; Maria Emilia de Castro Rodrigues; Maria Margarida Machado. (Org.). A história guardada no Centro Memória Viva: Educação de Jovens e Adultos, educação popular e movimentos sociais. 1ª ed. Goiânia: Cânone, 2015.

Notas de manutenção

Responsável pelas informações: Maria Margarida Machado; Assessoria técnica: Rodolfo Peres Rodrigues (Arquivista).

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Education (Thematic area)
  • South America (Geographic subregion)
  • Área de Transferência

Contato principal

Faculdade de Educação – Rua 235, S/N Setor Universitário – Goiânia - Local: NEDESC (Núcleo de Estudo e Documentação: Educação, Sociedade e Cultura)
Goiânia, Goiás
BR 74605-050