Currículo Escolar

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Currículo Escolar

Termos equivalentes

Currículo Escolar

Termos associados

Currículo Escolar

3 descrição arquivística resultados para Currículo Escolar

3 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

A constituição do currículo escolar no Brasil: dilemas, impasses e perspectivas.

O presente trabalho apresenta uma discussão acerca dos dilemas atuais em torno da constituição dos currículos escolares, compreendo a relevância do mesmo exatamente por ser considerado fundamental no processo de construção de uma escola pública de qualidade e expressão de direitos sociais.

Instrumentos para desconstrução do falso mito de democracia racial e para diminuição das desigualdades raciais no Brasil.

A participação do povo africano e indígena na construção na nação brasileira foi reconhecida de forma estigmatizada pelos livros de história, sendo privilegiado o homem branco europeu, tido como civilizador e superior. Distintos papéis foram atribuídos ao branco, negro e indígena, bem como empregados artifícios ideológicos para justificar a dominação e a exploração dos não-brancos. Pesquisas em Educação, ancoradas em abordagem qualitativa, voltadas às Políticas Públicas Educacionais, especialmente, à implementação da lei 10.639/03 e à inclusão das Relações Raciais no Currículo Escolar, revertem essa situação, pois, desconstroem mitos e enfrentam o racismo, uma vez que estimulam a reescrita da história e dão voz aos sujeitos historicamente silenciados e hostilizados. Pesquisas em Educação, Políticas Públicas Educacionais para Relações Raciais, Currículo Escolar.

Uma experiência de dançar cotidianamente na EJA: projeto let´s dance.

Eixo 4. O projeto pedagógico Let’s Dance foi efetivado por oito anos, interruptamente, em uma escola pública de Belo Horizonte – MG. Entre outros objetivos buscou oportunizar o contato com a cultura artística, a apropriação de outros espaços além da sala de aula e também fora da escola, como locais de aprendizagem, o reconhecimento da intenção do gesto como forma de comunicação das emoções e das histórias de vida. Foi motivador de minha pesquisa de mestrado em educação e se revelou como contributo para a tessitura do conhecimento e emancipação do público da modalidade EJA, detentor de uma dívida social de educação ao serem excluídos de um ambiente formal de aprendizagem na infância ou adolescência. Fundamentado na legislação educativa e nas orientações curriculares do MEC, os praticantespensantes do currículo vivenciaram no projeto o desenvolvimento da corporeidade, a valorização da cultura corporal, a utilização de linguagens não-verbais como forma de comunicação e expressão das histórias de vidas.