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Educação infantil do/no campo: a garantia de permanência das crianças nas escolas públicas rurais.

O presente ensaio pretende caracterizar algumas práticas educativas da educação infantil na perspectiva das reivindicações por uma educação do campo no Estado de Sergipe. Os resultados aqui apresentados compõem o processo inicial do projeto de pesquisa apresentado e aprovado ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe.

Infância nas políticas de educação do campo no município de Amargosa - Bahia.

A implantação da Educação Infantil no Brasil tem sido crescente a partir do início do ano 2000. Cordeiro e Sodré (2009), que analisaram tal fato, sinalizam que o processo de municipalização e a aprovação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) contribuíram para essa ampliação. O Fundeb foi criado em 2007 para corrigir as diferenças na distribuição dos recursos financeiros que o Fundo de desenvolvimento e valorização do Ensino Fundamental (Fundef) apresentava, uma vez que a Educação Infantil e o Ensino Médio não recebiam recursos provenientes do Fundef.

De griôs à capoeira: uma breve análise do livro história e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil.

Este estudo que está sendo apresentado sintoniza-se com as pesquisas que têm apresentado a infância como uma construção social, destacando-se as crianças como atores ativos de direitos sociais.

Notas sobre o oferecimento da educação infantil no meio rural de Vitória da Conquista e Ilhéus, Bahia.

As pesquisas sobre Educação Infantil do Campo exigem um estudo cuidadoso sobre a Educação do Campo, Educação Infantil, assim como do significado gerado do encontro entre estas duas expressões. No nosso caso, tivemos por propósito de pesquisar esse segmento, com o foco no formato do seu oferecimento em dois municípios da Bahia: Vitória da Conquista e Ilhéus.

A prática pedagógica de professoras da educação infantil no campo.

Este artigo foi produzido tendo por base o recorte de uma pesquisa realizada em dois municípios do Estado do Pará. Neste artigo o estudo apresentado é de apenas um município, considerando que a rede municipal tem turmas de educação infantil no campo.

Os professores das salas de atividades e a inclusão escolar da criança com deficiência na educação infantil: processos de colaborações.

Neste trabalho tem por objetivo foi analisar a proposta/prática curricular para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência e o papel do Atendimento Educacional Especializado realizado na escola comum de educação infantil.

Percepção das aulas de educação física na educação infantil para alunos com síndrome de down.

O artigo tem como objetivo caracterizar a prática do professor de educação física na educação infantil junto à criança com síndrome de Down. Para isto, participaram da pesquisa três professores de Educação Física que lecionam na educação infantil e que ministram aulas para crianças com síndrome de Down.

A educação sexual na primeira infância: formação continuada para professores de educação infantil em uma proposta de respeito às diferenças.

O estudo aborda a Educação Sexual na Educação Infantil e a formação continuada de professores sobre o tema, com um recorte de experiências da rede pública municipal de ensino de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro.

Interfaces entre cultura e educação na infância indígena: uma pesquisa com crianças da aldeia canuanã (Formoso do Araguaia - TO).

Eixo 2. Apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado intitulada “CRIANÇAS INDÍGENAS DA ALDEIA CANUANÃ (FORMOSO DO ARAGUAIA –TO". A pesquisa apresenta as impressões infantis sobre os acontecimentos diários que envolvem o seu cotidiano.

A afetividade nas práticas pedagógicas dos professores de crianças pequenas com deficiência.

Eixo 7. O presente artigo tem por objetivo analisar os aspectos afetivos presentes nas práticas pedagógicas dos professores de crianças pequenas com deficiência e suas implicações para a constituição da subjetividade dessas crianças. O referencial teórico adotado está centrado na abordagem histórico-cultural, tendo Vygotsky (2007) como principal interlocutor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho colaborativo, caracterizada a partir de três encontros com professores e pesquisadores, no formato de grupos focais, sendo todos os encontros filmados. Os aspectos afetivos presentes nas práticas docentes precisam ser reavaliados a fim de gerar discussões e reflexões que possam produzir ação e conhecimento, visando o desenvolvimento da criança pequena com deficiência.
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