Educação Popular

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Apropriação de práticas populares por educadores e educandos de EJA: revisitando materiais da educação popular.

Eixo 4. Esta pesquisa tem o objetivo de compreender em que medida os princípios oriundos da Educação Popular estão presentes nas práticas dessa natureza desenvolvidas na atualidade. Verificar quais eram as propostas artísticas desenvolvidas a partir da década de sessenta pelos diversos Movimentos Socais e quais as suas contribuições para a educação no país. Pretende refletir acerca da relevância de possibilitar o envolvimento dos alunos jovens e adultos em atividades artísticas de diversas naturezas e refletir acerca da formação do educador de jovens e adultos, verificando em que medida estes educadores são apresentados à Educação Popular. Portanto, pretende-se analisar as possibilidades de diálogos na Educação de Jovens e Adultos, a partir das relações existentes entre professoraluno e das intervenções dos próprios sujeitos em seu processo de ensino-aprendizagem.

A EJA em meio às perguntas.

O texto que ora está sendo lido é fruto de reflexões teóricas que continuam sendo feitas a fim de culminarem na Dissertação de Mestrado em Educação cujo tema é a formação continuada2 dirigida a educadores e educadoras atuantes na EJA – educação de jovens e adultos – em um ambiente freireano.

A educação popular hoje: múltiplas dimensões entre velhos e novos desafios.

O Trabalho selecionado apresenta A educação popular até os anos 40 era concebida numa perspectiva extensionista da educação formal para todos, especialmente para parcelas da população localizadas nas periferias das cidades e/ou para a população da zona rural.

Concepções dos adolescentes sobre sexualidade a paritir do diálogo com a educação popular em saúde.

Discutir a adolescência requer uma sensibilidade interdisciplinar, pois se deve observar a mesma não apenas como uma fase da vida biológica, mas também como um fenômeno social onde se permeia um amplo contexto histórico e cultural que tem origem nas relações sociais. Conceitualmente a adolescência pode ser definidae interpretada a partir de diversas concepções, uma vez que trata de uma etapa ou fase da vida humana marcada pelo crescimento e desenvolvimento físico, além de grandes transformações biopsicossociais.

Educação popular no associativismo contemporâneo: ressignificação ou crise de identidade?

Apesar de está presente como “ferramenta” de luta no cenário educacional brasileiro desde as primeiras décadas do século XX (MELO NETO, [2007 ou 2008]), a Educação Popular terá seu apogeu enquanto práxis educativa comprometida com a libertação dos sujeitos oprimidos da sociedade do final dos anos 1950 ao início dos anos 1960, sendo Paulo Freire seu maior expoente.

Educação popular na pós-graduação paraibana: o estado da arte nas pós-graduações de serviço social e educação (1980-2010).

Este trabalho tem como objetivo apresentar e socializar os resultados parciais das atividades desenvolvidas entre os meses de agosto de 2011 e maio de 2012, referentes ao plano de trabalho “Balanço das dissertações e teses paraibanas nas áreas de Serviço Social e Educação (1980-2010)”, inserido no projeto de pesquisa intitulado: “O Estado da Arte Sobre Educação Popular na Pós-Graduação Paraibana: Serviço Social e Educação (1980- 2010)”.

Educação popular e transgeracionalidade: uma prática educativa em saúde a luz de Paulo Freire.

No percorrer do processo da aprendizagem humana ao longo da vida, a ciência contemporânea nos mostra que o ser humano não é alguém que se apresenta alienante do processo social, ao contrário, ele se mostra ativo dentro do processo de construção de sua própria aprendizagem (HANNOUN, 1998). “Todo ato de conhecer produz um mundo.Todo fazer é conhecer e todo conhecer é fazer.”
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