Educação Profissional

Taxonomia

21 descrição arquivística resultados para Educação Profissional

21 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Evasão escolar e educação profissional: um olhar sob o IFMS câmpus Ponta Porã.

A presente pesquisa aborda a temática da evasão escolar, percorrendo o contexto das políticas públicas educacionais. Buscando-se identificar as principais causas que levam os estudantes dos cursos de nível médio técnico integrado (IFMS Câmpus Ponta Porã) ... »

A educação profissional e o Plano Nacional de Educação (2014-2024): reflexões iniciais.

O presente artigo analisa o espaço ocupado pela EPT no Plano Nacional da Educação (2014-2024). A expansão da Rede Federal de Educação constitui-se em um posicionamento político que altera consideravelmente o panorama da educação brasileira, ... »

Desafios e possibilidades ante à qualificação do Técnico Agrícola no Brasil.

O Ensino Agropecuário ministrado no Instituto Federal Goiano – Câmpus Ceres constituiuse no cerne de nossa reflexão, tendo por interrogações os desafios e possibilidades de qualificação decorrente das políticas públicas de Educação Profissional e ... »

Políticas públicas para a educação básica: a contribuição do PRONATEC.

Este artigo relata o contexto das políticas públicas especialmente voltado para a educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil, considerando o cenário contemporâneo e como o Governo Federal está atuando para atender a demanda por formação técnica e profissional.

The internationalization of professional and technological education: a study on the agreement between the brazilian federal institutes and Canada.

The internationalization of educational policies constitutes a relevant theme, mainly by constant changes resulting from globalization . Educational standards have been influenced and shaped by global market trends .

Reformas recentes da educação profissional: a dualidade assumida.

Neste texto, apresenta-se uma pesquisa documental sobre a separação entre o ensino médio e a educação profissional, efetivada pelo Decreto 2.208/1997 e a proposta de sua integração, pelo Decreto 5.154/2004. Analisam-se os determinantes históricos das ... »

Educação profissional, científica e tecnológica: formação inicial continuada de servidores e docentes.

Este texto apresenta estudos feitos em três Secretarias Estaduais da Educação. O objetivo da pesquisa foi diagnosticar as diretrizes e as ações pedagógicas estruturantes que permeiam os projetos na formação inicial e continuada de servidores e docentes ... »

PROEJA Transiarte: a construção de um itinerário formativo em Ceilândia DF.

Essa investigação busca contribuir com a construção de um itinerário formativo dialogando três grandes áreas, a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Transiarte. A metodologia adotada é a pesquisa-ação, baseada em Barbier (2007) e ... »

A transferência da escola de aprendizes artífices da cidade de goiás para a nova capital: contribuições para a construção da memória do IFG.

Neste texto, apresenta-se uma pesquisa que objetivou analisar as mudanças ocorridas no processo de transferência da Escola de Aprendizes Artífices (EAA) da Cidade de Goiás para a nova capital e sua transformação na Escola Técnica de Goiânia (ETG), no ... »

Formação ou pseudo-formação no ensino técnico profissionalizante no Brasil sob a perspectiva da teoria crítica em Theodor Adorno e Max Horkheimer?

Este artigo analisa, a partir da perspectiva da Teoria Crítica em Adorno e Horkheimer, os objetivos da educação técnico-profissionalizante no Brasil preconizados pela lei 9394/96, a LDB, que atesta “priorizar a formação ética e o desenvolvimento da ... »
Resultados 1 a 10 de 21