Este artigo refere-se a um recorte de uma pesquisa de doutorado focada nos processos de mediação pedagógica online. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem dialética que analisa qual a relação entre os conceitos de autonomia e mediação para formação integral do aluno. Foi realizada pesquisa bibliográfica e documental. Baseados em Gramsci e na Teoria Histórico-Cultural, explica-se que a autonomia como qualidade intelectual é construída ao longo da educação escolar, o que reforça sua relação com a necessidade de mediação pedagógico-didática para seu desenvolvimento. Por essa razão, esclaremos que é questionável apostar que adultos são autônomos baseado somente na idade biológica e, por isso, alguns discursos de Educação Online que usam do conceito de autonomia para dispensar a mediação pedagógica do professor são insuficientes para alcançar a formação integral do cidadão.
Apresenta algumas reflexões filosóficas referentes às Tecnologias da Informação e Comunicação e ao ensino superior, cuja interseção é marcada por desacordos e tensões. Compreende-se por “tecnologias”, um conjunto de saberes humanos, historicamente constituído, podendo ainda cumprir a função de “extensões humanas”. Nesse sentido, são examinadas algumas questões teóricas sob um viés filosófico: considerando que a filosofia inspira as atividades e dá sentido às práticas, quando temos consciência da nossa filosofia de ensino e tecnologia, podemos articular nossa própria filosofia pessoal, o que nos ajuda a entender melhor nossa forma de agir e de pensar sobre o uso das tecnologias. Com essa compreensão, aprofunda-se no exame das filosofias de ensino e tecnologia, concluindo, de forma crítica, sobre a necessidade de reflexão para o uso das tecnologias no ensino superior.