2 descrição arquivística resultados para Família e Educação

2 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Participação infantil nos processos decisórios da família.

Identificar influências de maior ou menor participação da criança nas decisões de famílias assentadas pode ajudar na compreensão do processo de formação de sua autonomia, bem como sua inserção social de forma ativa, crítica e participativa. Portanto, buscou-se nesta pesquisa, em formato de trabalho de conclusão de curso, identificar e analisar a visão de crianças e suas mães sobre o espaço de participação nos processos decisórios dentro do contexto familiar. Percebeu-se que o espaço da criança na participação das decisões familiares, mesmo quando estas se referem à criança ainda é bastante limitado. O papel decisório, do grupo estudado, centra-se na figura dos pais, com grande influência das mães.

Parentocracia e cultivo orquestrado: estratégias familiares em escolas de prestígio.

Este trabalho desenvolve um exercício analítico com dados de um survey online aplicado aos pais e estudantes, em duas escolas, uma pública e outra privada, a Escola Militar de Campo Grande e o Colégio Bionatus, ambas consideradas de prestígio em Campo Grande/MS, por bons desempenhos regionais nos últimos anos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo é analisar nos dados coletados, as estratégias mobilizadas pelas famílias pertencentes a grupos da classe média, identificando a tendência contemporânea de transição da meritocracia à parentocracia. Esta pesquisa soma-se a outros estudos que corroboram a tendência atual das classes médias de intensificarem seus investimentos na escolarização, valendo-se de diversas estratégias em benefício do sucesso escolar de seus filhos.