Taxonomy

Equivalent terms

Associated terms

Habitus Professoral, Formação docente, Educação superior.

1 archival descriptions results for Habitus Professoral, Formação docente, Educação superior.

1 results directly related Exclude narrower terms

O habitus professoral no campo universitário.

O texto aponta importantes elementos relacionados ao habitus professoral e as várias disposições culturais e práticas que esse agente, o Professor, incorpora ao longo de sua vida. A reflexão está assentada na concepção que o sociólogo francês Pierre Bourdieu desenvolveu em suas diversas investigações relacionadas à educação, cultura, escola, professor, aluno em contextos culturais e sociais determinados. O foco de Bourdieu era desvelar os mecanismos constituintes dos processos de reprodução das desigualdades culturais e sociais, cuja exclusão é operada de forma arbitrária sob a forma de uma violência simbólica exercida por uma autoridade pedagógica. Por fim, Benedito (1995) aponta três elementos formativos do Habitus Professoral no campo universitário: auto-didatismo, espelhar-se em professores significativos e a própria condição de estudante em seu processo de escolarização.