Previsualizar a impressão Fechar

Mostrar 1 resultados

descrição arquivística
Centro Memória Viva - Goiás Santos, Rosângela do Meritocracia
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

Parentocracia e cultivo orquestrado: estratégias familiares em escolas de prestígio.

Este trabalho desenvolve um exercício analítico com dados de um survey online aplicado aos pais e estudantes, em duas escolas, uma pública e outra privada, a Escola Militar de Campo Grande e o Colégio Bionatus, ambas consideradas de prestígio em Campo Grande/MS, por bons desempenhos regionais nos últimos anos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo é analisar nos dados coletados, as estratégias mobilizadas pelas famílias pertencentes a grupos da classe média, identificando a tendência contemporânea de transição da meritocracia à parentocracia. Esta pesquisa soma-se a outros estudos que corroboram a tendência atual das classes médias de intensificarem seus investimentos na escolarização, valendo-se de diversas estratégias em benefício do sucesso escolar de seus filhos.