Este artigo destaca os processos de luta pelo reconhecimento do direito de utilização do banheiro feminino por docentes trans em suas trajetórias escolares. Essa discussão integra as problematizações de uma tese de doutorado em Educação que objetivou identificar e problematizar sobre os indícios de desestabilização que a presença de professoras trans provocaria na escola. Metodologicamente, a pesquisa se sustentou na análise de fontes bibliográficas e documentais, entrevistas e questionários; adotando como aparato teórico a teoria queer. Fundamentados nos relatos das docentes investigadas evidenciamos que os conflitos na utilização do banheiro se materializaram de forma mais latente para aquelas professoras que pouco conhecimento detinham sobre legitimações e não se vinculavam ao movimento social organizado de pessoas trans.
O artigo é resultado de reflexões a partir de uma pesquisa desenvolvida durante a realização do mestrado, cujo objetivo foi de apreender os sentidos e significados atribuídos à escola pelos trabalhadores rurais em Goiás. Bourdieu foi o referencial teórico e contribuiu para desvelar os sentidos atribuídos a escola. Evidenciamos que na concepção dos trabalhadores rurais a escola é ascensão social dos seus filhos e o meio por eles encontrado para sair do campo. Ao concluírem o Ensino Fundamental, os trabalhadores e seus filhos atravessam o Rio Vermelho rumo à cidade, acreditando na melhoria de suas condições de vida e trabalho.
Este artigo objetiva analisar a configuração da pedagogia da alternância, seus limites e potencialidades, na Escola Família Agrícola de Uirapuru-GO, verificando possíveis contribuições dessa proposta educativa para processos de transformação da realidade. A metodologia de pesquisa é de caráter participante e os instrumentos de coleta dos dados utilizados foram a observação participante, a análise documental e a entrevista semiestruturada com os pais, educadores, estudantes e funcionários/monitores.
Este texto apresenta alguns resultados de uma pesquisa de Mestrado que teve como objetivo compreender que concepções sobre a arte possuem alunos da EJA, segmento ensino médio, em Mato Grosso. Este estudo se fundamentou na pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo. As informações foram analisadas à luz do viés sociológico. Os alunos desvelaram conceitos de arte que necessitem ser ampliados por meio do conhecimento e do contato com as diferentes manifestações artísticas, pois a arte é uma produção humana, portanto, objeto de conhecimento. E, que aprender a ler, a compreender a obra por meio do fazer artístico, os podem tornar leitores competentes e capacitados para compreenderem os diferentes textos visuais presentes em seu meio social, produzindo interpretações significativas do mundo a sua volta.
O presente artigo é parte da pesquisa em andamento que trata da trajetória de mulheres negras, que tem como finalidade desvelar as nuances do trabalho feminino no Município de Peixoto de Azevedo – MT, tendo como protagonista a mulher na condição de proprietária do garimpo, demonstrando sua relevância para a manutenção familiar, sobretudo nos momentos de adversidade que permeou o contexto retratado. A metodologia desta pesquisa, ainda em desenvolvimento, tem uma abordagem qualitativa, por se encarregar de uma dimensão que não pode ser mensurada, com uma técnica baseada na história oral. O presente estudo possibilita o registro da história da mulher negra na perspectiva de protagonista na atividade garimpeira, passagem essa silenciada pela história oficial.
Neste artigo, realizamos uma análise de dois filmes de animação, os quais têm a boneca Barbie como protagonista. Buscamos identificar as diferentes formas e possibilidades para a vivência das feminilidades que os filmes veiculam e produzem/reproduzem. Nossa pesquisa utiliza os referenciais teóricos dos Estudos de Gênero, Estudos Culturais e pressupostos foucaultianos. Adotando como principais os conceitos de Gênero, identidade e o de modos de subjetivação. Buscamos o referencial metodológico nas terias pós-criticas. Esses campos teóricos nos possibilitam analisar os filmes enquanto artefatos culturais, e como tal, parte das pedagogias culturais que produzem/reproduzem conhecimentos e saberes.
Visando compreender o papel dos professores na construção do currículo de Matemática, foi realizada uma pesquisa com objetivo de analisar como esses sujeitos selecionam os conteúdos de ensino e os fatores condicionantes desse processo. Participaram do estudo oito docentes que lecionam Matemática no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Juína/MT. Os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas e observação dos professores na construção do planejamento. Os resultados mostram que a seleção dos conteúdos que compõem o planejamento anual ocorre de forma aligeirada e tendo como referência os conteúdos listados nos livros didáticos. Em sala de aula o professor faz nova seleção, considerando a realidade dos alunos e as condições de trabalho na escola. A carência de formação específica para atuar na EJA dificulta a construção da autonomia do professor nesse processo.
O presente artigo pretende analisar ações educativas realizadas em escolas municipais das áreas indígenas do município de Dourado/MS que se deram em um curto período durante a gestão de um governo que se apresentava, naquele momento, como de esquerda, tendo uma proposta política de participação democrática no âmbito da educação, sobretudo na construção de uma nova proposta pedagógica para as escolas da Terra Indígena de Dourados. O objetivo desta pesquisa é apontar estas ações como potenciais na redução de situações de desigualdades na educação do município naquele contexto e no reconhecimento obtido em nível local, nacional e internacional, mas que teve um final precoce, em virtude de limitações em sua implantação, implementação e por questões políticas locais.
As concepções curriculares ligadas à educação inclusiva sofrem influências do assistencialismo, da filantropia e da reabilitação, porque estes foram aspectos ligados à história da Educação Especial e, por isso, acabam moldando ainda hoje a organização dos serviços. Em vista disso, é interessante problematizar quais os tipos de currículos, conteúdos trabalhados nas salas de recursos multifuncionais, pois objetivamos assim, saber o que é ensinado no atendimento educacional especializado (AEE) e inferir quais relações os conteúdos trabalhados estabelecem com o ensino regular. Este estudo faz parte de uma pesquisa de natureza colaborativa, realizada pelo Observatório Catalano de Educação Especial que revelou nesse estudo que o currículo desenvolvido no AEE não tem atendido aos objetivos propostos pela inclusão, a escolarização dos alunos público alvo da Educação Especial.
Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa em andamento que busca conhecer o que professores e gestores narram sobre como estão lidando com as crianças que possuem necessidades educacionais especiais - NEE no 1º Ciclo do ensino fundamental. Amparado na abordagem qualitativa em aproximação com a pesquisa narrativa, tem como campo de estudo uma Escola Municipal de Educação Básica de Cuiabá-MT. Por meio de observações, análise de documentos, notas de campo e entrevista narrativa constatamos que a escola acolhe crianças com NEE, no entanto não consegue atende-las em suas especificidades. Como fatores que dificultam as suas ações estão a inadequação da estrutura física, a escassez de recursos humanos e a necessidade de formação continuada para subsidiar a atuação pedagógica.