Área de identificação
Código de referência
BR GOUFG BAND
Título
Coleção Monumento aos Bandeirantes
Data(s)
- 1938 - 1942 (Accumulation)
Nível de descrição
Collection
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 468
Documentos iconográficos: 35
Documentos iconográficos: 35
Área de contextualização
Entidade custodiadora
História do arquivo
Em 1987 a família do Dr. Antonio Sylvio Cunha Bueno, Sra. Edy Bittencourt Cunha Bueno e Sra. Dora Sylvia Cunha Bueno, viúva e filha respectivamente; fez a doação do acervo histórico da "Campanha Pró Monumento aos Bandeirantes" à Universidades Federal de Goiás - UFG. Segundo a família, o acervo além de ter valor histórico, tem também valor afetivo, uma vez que explicita toda a trajetória de construção do "Monumento aos Bandeirantes" em Goiânia.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação pela família do Dr. Antônio Sylvio Cunha Bueno - 1987
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Em 1938 a "Embaixada Universitária Paulista", grupo de estudantes das escolas superiores do Estado de São Paulo, estiveram em Goiânia a convite do Interventor Federal de Goiás, Dr. Pedro Ludovico Teixeira. A visita despertou no então acadêmico Antonio Sylvio Cunha Bueno a idéia da construção de um monumento aos bandeirantes em Goiânia como forma de perpetuar os laços históricos que ligam os Estados de Goiás e de São Paulo. De volta a São Paulo deu se início à "Campanha Pró monumento aos Bandeirantes em Goiânia" sob o comando do Centro Acadêmico XI de Agosto. A Campanha obteve apoio financeiro dos Governos dos Estados de Goiás e São Paulo, a firma Coimbra Bueno, construtora de Goiânia, custeou as propagandas feitas em todo país e conferências realizadas em São Paulo, a Federação dos Estudantes de Campinas promoveu o "Baile da Chita" com renda total revertida em favor da Campanha. O projeto do monumento foi elaborado pelo escultor prof. Armando Zago e o contrato de construção foi assinado com a firma Domingos Tortola, em 26 de junho de 1942. A Inauguração do monumento ocorreu em 9 de novembro de 1942. Esses eventos deram origem a documentos como decretos-lei originais, telegramas, cartas, artigos e notas de jornais (Recortes) entre outros colecionados pelo idealizador do “Monumento aos Bandeirantes”, Antonio Sylvio Cunha Bueno.
Avaliação, seleção e eliminação
Permanente
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Documentos acessíveis fisicamente e por meio eletrônico; Em caso de acesso ao documeto físico necessário prévio aviso e agendamento de horário;
Condiçoes de reprodução
Disponivel em formato digital
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Ao manusear o documento físico é obrigatório uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Instrumentos de descrição
Catálogo