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Transformações curriculares na educação básica produzidas pelo IDEB.

Nesse artigo analisam-se algumas transformações que estão ocorrendo no currículo da educação básica em função do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O currículo é entendido para além de sua dimensão técnica (lista de conteúdos, transmissão de conteúdos...). O currículo é um artefato cultural. Mais do que lidar com conteúdos e conhecimentos, o currículo lida com sujeitos, produzindo identidades e diferenças. A pesquisa de campo foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas com professores das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Campo Grande – MS, que em 2011 obteve um dos melhores índices. Pela pesquisa foi possível concluir que o currículo das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa é o mais afetado, mas o currículo das outras disciplinas também é afetado.

As políticas de avaliação na educação superior: a trajetória do SINAES.

Este artigo tem por escopo a abordagem da avaliação na educação superior como política pública. A partir de sua importância como ferramenta de melhoria da qualidade na educação, faz-se mister a compreensão de sua evolução no cenário da educação superior no Brasil, desvelando tendências e marcas históricas, situando-a no contexto do governo e sob a influência dos organismos internacionais, até a culminação das propostas: o SINAES.

Definições das políticas públicas de avaliação da educação básica: entre as determinações do banco mundial e as ações dos governos locais.

Partindo do pressuposto de que a adoção da avaliação em larga escala constitui-se num indicador da presença dos princípios neoliberais no campo educacional, o trabalho em tela discute as orientações do Banco Mundial para, em seguida, relacionar a existência de sistemas de avaliação externa nos estados com a filiação partidária dos governadores eleitos nas últimas três eleições

Avaliação e as políticas da educação no campo.

A partir dos anos de 1990, as propostas de inclusão têm se intensificado. Nesse sentido, as políticas e projetos com vistas à Educação para Todostêm ganhado destaque no cenário mundial. Este mesmo período data o início do Movimento de Articulação por uma Educação do Campo no Brasil principiada pelos movimentos sociais e por entidades de organizações sociais (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2004).

Avaliação para o planejamento educacional nas salas de recursos multifuncionais na rede municipal de São Luís/MA.

Discutir sobre avaliação é refletir sobre um tema que envolve inúmeras variáveis interferentes na aprendizagem dos alunos, relacionadas com as condições físicas e de funcionamento das escolas tais como: planejamento, organização escolar,assessoria educacional especializada, apoiosescolares oferecidos, nível de desenvolvimento dos alunos e suas características individuais,dentre outras.

Atendimento educacional especializado: avaliação para identificação e encaminhamento na rede municipal de educação de São Luís/MA.

O Atendimento Educacional Especializado - AEE - tem se configurado, no âmbito da Política Nacional de Educação Especial, apoio impreterível, provedor do acesso ao currículo do ensino regular, quando se trata do público alvo desta modalidade.
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