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Novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao ensino médio e técnico de uma escola da rede pública federal de Uberaba, MG.

O presente projeto de pesquisa objetivou investigar abordagens metodológicas significativas e inovadoras no processo ensino-aprendizagem com as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto escolar visando ao desenvolvimento dos multiletramentos e de aprendizagens significativas dos estudantes tendo como pressupostos básicos o letramento digital. A princípio, foi feita uma avaliação diagnóstica tanto com a professora da turma quanto com os alunos, por meio da realização de uma entrevista semiestruturada e da aplicação de um questionário, com perguntas abertas e fechadas, disponibilizado em Google docs, incluindo uma escala de opiniões. Os resultados obtidos serviram para comprovar os objetivos da pesquisa e contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas e para a formação dos professores para trabalhar com as novas tecnologias por meio de práticas pedagógicas inovadoras.

Letramento digital e educação superior: um estudo sobre as práticas de letramento digital de professores universitários.

O objetivo deste trabalho é provocar discussões sobre o fenômeno letramento digital. Nele, são apresentados os conceitos de letramento digital e análises empírico-teóricas em que se procurou compreender as práticas de letramento digital de professores universitários. Para tanto, elegeu-se a seguinte problemática: Quais são e como são desenvolvidas as práticas de letramento digital por meio do computador e da internet dos docentes universitários? A investigação é de cunho qualitativo, foi realizada em 2013 e os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo temática. O estudo apontou indício de que as práticas de letramento digital dos professores universitários são heterogêneas e sinalizam para possibilidades pedagógicas na escola ainda que a maioria não demonstrou possuir clareza teórica e conceitual em relação ao termo letramento digital.