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As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Educação Escolar no Brasil: políticas, concepções e desafios formativos.

Este trabalho objetiva refletir e analisar as políticas, concepções e desafios que vem sendo fomentados pelas ações de expansão do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na sociedade e na educação escolar, em particular.

Atendimento educacional especializado e tecnologias da informação e comunicação: implicações nas práticas inclusivas da pessoa com deficiência intelectual.

Este trabalho problematiza as práticas inclusivas a partir do funcionamento das salas de recurso multifuncional e os dispositivos digitais disponíveis nestes espaços pedagógicos voltados pra a inclusão da pessoa com deficiência intelectual na rede municipal de ensino de Várzea Grande-MT. A metodologia abordada baseou-se em numa perspectiva qualitativa e a coleta de dados realizou-se através de análise documental. O estudo baseou-se em documento disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande e Ministério da Educação. A análise demonstrou que a inclusão das pessoas com deficiência intelectual é uma prática em movimento que exige tensionamentos constantes na construção e efetivação de políticas inclusivas.

Letramento digital e educação superior: um estudo sobre as práticas de letramento digital de professores universitários.

O objetivo deste trabalho é provocar discussões sobre o fenômeno letramento digital. Nele, são apresentados os conceitos de letramento digital e análises empírico-teóricas em que se procurou compreender as práticas de letramento digital de professores universitários. Para tanto, elegeu-se a seguinte problemática: Quais são e como são desenvolvidas as práticas de letramento digital por meio do computador e da internet dos docentes universitários? A investigação é de cunho qualitativo, foi realizada em 2013 e os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo temática. O estudo apontou indício de que as práticas de letramento digital dos professores universitários são heterogêneas e sinalizam para possibilidades pedagógicas na escola ainda que a maioria não demonstrou possuir clareza teórica e conceitual em relação ao termo letramento digital.

Hipermídia como instrumento de mediação para educação ambiental: um estudo da Mata do Açude em Jataí – GO.

O objetivo desta pesquisa foi verificar a percepção ambiental dos alunos do nono ano do ensino fundamental da Escola Municipal João Justino de Oliveira (CAIC), localizada no município de Jataí – GO, bem como suas relações com um ambiente natural (Mata do Açude) localizado próximo da escola em questão, assim como analisar como a hipermídia poderia ser utilizada como forma de mediação pedagógica a fim proporcionar aos participantes uma Educação Ambiental participativa e emancipatória. Sendo assim, a hipermídia foi construída com os materiais produzidos pelos alunos, com textos, fotos e vídeos que demonstram a visão dos estudantes em relação à Mata do Açude. Com o final das atividades acreditamos que a elaboração da hipermídia proporcionou aos participantes da pesquisa a oportunidade de olhar para a realidade já conhecida pelos alunos (a mata) com olhar diferenciado.

Tecnologias da informação e comunicação e ensino superior: algumas reflexões teóricas e filosóficas.

Apresenta algumas reflexões filosóficas referentes às Tecnologias da Informação e Comunicação e ao ensino superior, cuja interseção é marcada por desacordos e tensões. Compreende-se por “tecnologias”, um conjunto de saberes humanos, historicamente constituído, podendo ainda cumprir a função de “extensões humanas”. Nesse sentido, são examinadas algumas questões teóricas sob um viés filosófico: considerando que a filosofia inspira as atividades e dá sentido às práticas, quando temos consciência da nossa filosofia de ensino e tecnologia, podemos articular nossa própria filosofia pessoal, o que nos ajuda a entender melhor nossa forma de agir e de pensar sobre o uso das tecnologias. Com essa compreensão, aprofunda-se no exame das filosofias de ensino e tecnologia, concluindo, de forma crítica, sobre a necessidade de reflexão para o uso das tecnologias no ensino superior.

Ensino e aprendizagem de História no Portal do Professor do MEC.

Este trabalho, resultado de investigação financiada pela Fapemig, de 2011 a 2103, examina aulas de história publicadas no site http://portaldoprofessor.mec.gov.br, observando como os professores têm utilizado as TICs, especialmente as mídias digitais, tanto para publicar, editar e comentar aulas de história desenvolvidas em diferentes contextos escolares, como para trabalhar com os jovens narrativas históricas escritas, orais e audiovisuais que circulam em diversos artefatos culturais contemporâneos, através de múltiplas metodologias, desde as que se baseiam no uso destas narrativas como mera ilustração de um acontecimento histórico até as que as consideram representações relacionadas a diferentes projetos e práticas sociais ou fomentam a produção e difusão, pelos estudantes, de novas narrativas a partir da coleta e análise de fontes históricas.

A internet e suas potencialidades no ensino de matemática: WebQuest e softwares online como recursos pedagógicos.

Esse trabalho foi desenvolvido com os alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola darede pública no município de Caiapônia-GO, cujo objetivo verificar as potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem da Matemática, proporcionando aos alunos a utilização de recursos disponíveis na Internet, especificamente no para o ensino da Geometria Analítica. O trabalho iniciou-se com a construção de uma WebQuest intitulada: “A Geometria Analítica no Cotidiano”, em que os discentes interagiram com as etapas propostas, adquirindo informações relativas ao conteúdo e aprofundando seus conhecimentos acerca da aplicabilidade da Geometria Analítica no cotidiano. Para análise foram utilizados instrumentos como: questionários, áudios dos encontros, participação dos alunos nas atividades e produção dos vídeos.