Educação Básica

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A inserção de critérios privados na política educacional de gestão do sistema de ensino no estado de mato grosso do sul (2007-2013).

O trabalho analisa como se configura a inserção de critérios privados no âmbito das políticas educacionais de gestão materializadas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) no período de 2007 a 2013.

Transformações curriculares na educação básica produzidas pelo IDEB.

Nesse artigo analisam-se algumas transformações que estão ocorrendo no currículo da educação básica em função do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O currículo é entendido para além de sua dimensão técnica (lista de conteúdos, transmissão de conteúdos...). O currículo é um artefato cultural. Mais do que lidar com conteúdos e conhecimentos, o currículo lida com sujeitos, produzindo identidades e diferenças. A pesquisa de campo foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas com professores das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Campo Grande – MS, que em 2011 obteve um dos melhores índices. Pela pesquisa foi possível concluir que o currículo das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa é o mais afetado, mas o currículo das outras disciplinas também é afetado.

O papel dos partidos políticos na definição de políticas públicas para a educação básica (2007 a 2010)’ – a proposta educação para o sucesso: construindo o arcabouço teórico.

Este trabalho apresenta aspectos da pesquisa em andamento que tem como objetivo analisar o papel dos partidos políticos que compõem a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, no que diz respeito à discussão e à definição de políticas públicas voltadas para a educação básica, correspondentes aos projetos situados no âmbito da proposta “Educação para o Sucesso”, no Governo André Puccinelli (2007-2014).

O estado do conhecimento sobre a prática da pesquisa como instrumento pedagógico na educação básica: uma revisão bibliográfica em teses e dissertações no Brasil.

A presente investigação, de cunho bibliográfico, tem como objetivo apresentar o ‘Estado do conhecimento’ sobre a prática da pesquisa como instrumento pedagógico nos anos finais do Ensino Fundamental e em nível Médio com foco nas produções acadêmicas dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, entre os anos de 2004 a 2011.

Os documentos curriculares locais (2007-2008): expressões de justiça curricular?

Este trabalho apresenta parte de pesquisa concluída, que estudou a justiça curricular delineada na relação currículo, educação e justiça, investigada nos aportes da sociologia da educação e da ciência política e jurídica, no contexto de um novo contrato educativo, reinventado em finais do século XX, para atender às demandas da escola para todos. A metodologia desta investigação, nos limites aqui impostos, ancorou-se no método do estudo comparado ao apresentarmos um recorte de análise desenvolvida nos documentos curriculares locais. Pressupomos que a noção de democracia, a depender de sua configuração nos documentos curriculares, permite interpretações das possibilidades, ou não, de que opere uma ideia de justiça curricular.

Reestruturação produtiva na educação: uma análise dos seus impactos no trabalho docente na rede estadual de ensino de Uberlândia (MG) a partir da década de 1990.

Educação, discute os impactos da reestruturação produtiva na esfera educacional sobre o trabalho docente da rede pública estadual de Minas Gerais, a partir da década de 1990 na qual são intensificadas as reformas educacionais no Brasil. Para atingir esse propósito, metodologicamente, apoiar-se- em revisão bibliográfica da produção sobre o tema, análise de documentos legais como Constituição Federal de 1988, LDB 9.394/96, Projeto Político Pedagógico, dentre outros de suporte teórico e pesquisas empíricas. Objetiva contextualizar a Reestruturação da educação e do Trabalho docente no cenário de mundialização do capital, face às reformas educacionais, em âmbito nacional.Os dados são preliminares, pois a pesquisa encontra-se em andamento.

Formação docente e educação ambiental no contexto da educação básica: por uma pedagogia do cuidado.

Situamos a crise ambiental contemporânea como um desafio amplo e complexo que demanda atenção dos diversos segmentos da sociedade. E, em especial, da educação, no intento de questionar se as políticas da Educação Ambiental (EA), referentes à formação docente, estão atendendo a essa demanda no sentido de promover, por meio da escola, alternativas que contribuam para “cuidar do Brasil” e promovam a sustentabilidade em suas múltiplas dimensões, conforme preconizam.

A educação especial nas redes municipais de ensino de Porto Alegre e Santa Maria: uma análise preliminar.

O presente trabalho tem como objetivo analisar a oferta dos serviços de Educação Especial no contexto das Redes Municipais de Ensino de Santa Maria e Porto Alegre situadas no Estado do Rio Grande do Sul
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