Área de identificação
Código de referência
BR CMV-GO EPT-DCO-335
Título
O ranking das escolas e o mercado escolar: considerações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.
Data(s)
- 2014-10 (Creation)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Informação não disponível.
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
este trabalho é um desdobramento de uma pesquisa em desenvolvimento. O texto busca compreender de que forma o Enem se estruturou ao longo dos anos até se transformar em um exame, que unifica a seleção dos estudantes para o ingresso no Ensino Superior, bem como as relações que os rankings estabeleceram com o mercado escolar. Compreendemos que o ranking das escolas possivelmente é influenciado por comportamentos oportunísticos, tanto da mídia como do MEC. Por outro lado, os rankings podem prover informações relevantes para diversos públicos, que têm diferentes interesses no uso dos dados. É notório que qualquer tipo de ranking em educação apresenta problemas e é passível de críticas, mas os dados precisam ser lidos para a compreensão do investimento público realizado em sua construção, bem como as estratégias do capital no campo educacional.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
O objeto digital não disponível. O arquivo original pode ser encontrado nos Anais dos Encontros Regionais da Anped.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
- Riedner, Daiani Damm Tonetto (Assunto)