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Código de referência
BR CMV-GO EPT-DSE-099
Título
Educação infantil e relações raciais: resistências das crianças pequenininhas negras frente aos enquadramentos racistas.
Data(s)
- 2014-10 (Creation)
Nível de descrição
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Dimensão e suporte
10 p.
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Âmbito e conteúdo
Eixo 3. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o impacto da racialização sobre a construção das culturas infantis. Trata-se de uma investigação etnográfica em um Centro de Educação Infantil da região metropolitana de Campinas. A partir dos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância, relacionados às relações raciais no Brasil, procuro entender a influência macro do processo de racialização nas construções dos estereótipos relativos às crianças negras de três anos. Os resultados apontam que na instituição investigada existe uma reprodução dos preconceitos referentes à categoria racial e a legitimação das hierarquizações sociais que legitimam as desigualdades. Indicam, também, como as crianças pequeninhas negras percebem o racismo presente nas posturas pedagógicas adotadas pelo/as docentes e deixam explícito, por meio de diferentes linguagens, a não aceitação dos enquadramentos que as fixam em posições subalternas na sociedade.
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- Santiago, Flávio (Assunto)