Formação Continuada

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A constituição de inéditos-viáveis na formação continuada de professores que ensinam matemática.

O presente texto discute duas categorias: (a) inéditos-viáveis e (b) formação continuada de professores. O referencial de Freire (1992; 2011) e Freitas (2001; 2005; 2010) tratam da primeira categoria. A segunda é discutida com base em Silva (2011), Santos (2010), entre outros autores que contribuem para o entendimento de que o processo formativo é uma das possibilidades para a transformação da realidade educacional na perspectiva da emancipação. Nesse trabalho, realizamos pesquisa participante em uma escola pública do Distrito Federal, com professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Assim, o objetivo foi discutir o modo como os professores constroem, no processo de formação continuada, os inéditos-viáveis que superam as situações-limite que se interpõem em sua ação pedagógica.

A luta e o luto: um paralelo entre a formação sindical e a formação do estado em Mato Grosso na constituição de uma identidade política.

A formação continuada em Mato Grosso segue duas vertentes principais. De um lado temos a formação organizada pelo SINTEP/MT, que visa principalmente trabalhar com a formação política dos militantes. Do outro temos a formação dada pelo órgão governamental, que é o CEFAPRO. Nesta pesquisa pretende-se pontuar as principais características da formação dada pelo sindicato, por meio dos seus cadernos de formação. Pontuarei a organização, o por quê de terem sido adotados pela CNTE e como são utilizados para a formação dos militantes. A formação dada pelo CEFAPRO caracteriza-se por uma formação mais prescritiva e não avança com a leitura e estudos que aprofundam as questões políticas na educação. E aquilo que inicialmente foi uma bandeira de luta, empobreceu os debates e as discussões políticas entre os profissionais da educação.

As tecnologias da informação e comunicação nas mediações entre professor, alunos e conteúdo: o que os planos de ensino dos professores revelam?

Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa ação-formação desenvolvida com um grupo de professores do Ensino Fundamental voltado para a apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O objetivo é analisar, a partir das mediações possibilitadas pelas TIC, as propostas de uso destas sugeridas pelos professores na elaboração de planos de ensino. A maioria dos professores propõe a utilização das TIC como apoio às suas ações de exposição e transmissão de conhecimento, por meio do uso de vídeos, apresentações de slides, simuladores, textos e imagens. Apesar de ser uma real possibilidade de uso das TIC em sala de aula, esta escolha é pautada na transmissão de conhecimento, tal como ocorre em aulas expositivas.

Educação profissional, científica e tecnológica: formação inicial continuada de servidores e docentes.

Este texto apresenta estudos feitos em três Secretarias Estaduais da Educação. O objetivo da pesquisa foi diagnosticar as diretrizes e as ações pedagógicas estruturantes que permeiam os projetos na formação inicial e continuada de servidores e docentes da educação profissional. Aplicamos questionários e realizamos observações diretas.

Projeto Alfabeletrar – uma possibilidade de alfabetização em matemática vivenciada nas escolas públicas de Mato Grosso.

Este artigo tem como foco a reflexão sobre a concepção e a prática docente no trabalho com a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a análise do conhecimento matemático dos docentes envolvidos neste projeto. Este estudo apóia-se no paradigma qualitativo, investigando a ação e o movimento de reflexão dos participantes nas situações trabalhadas. A perspectiva histórico-cultural de Vigotski deu-nos o suporte teórico para o desenvolvimento desta proposta pedagógica. O projeto foi promovido pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT) e nomeado de Programa Alfabeletrar: Jornada de Mato Grosso sendo desenvolvido e elaborado pelos professores de Pedagogia, Língua Portuguesa e Matemática dos 15 CEFAPROs (Centros de Formação e Atualização de Profissionais da Educação) de Mato Grosso.

Formação continuada - uma ressignificação do projeto sala de educador do estado de Mato Grosso.

O objetivo deste texto é refletir sobre a função do coordenador pedagógico enquanto organizador e coordenador do projeto de formação continuada “Sala de Educador,” desenvolvido nas escolas públicas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC). Para fundamentar essa reflexão foram utilizadas publicações oficiais, textos de autores sobre a temática e foram realizadas entrevistas com coordenadores pedagógicos. Após realização desta pesquisa qualitativa, foi possível concluir que o projeto Sala do Educador tem sido objeto de questionamentos e resistência por parte dos professores, pois para muitos, a atividade de formação se resume no cumprimento de uma etapa burocrática da educação do Estado, para outros, a formação proposta não responde aos anseios da comunidade escolar, desta forma verifica-se a necessidade de ressignificar a formação continuada em Mato Grosso.

A formação continuada em escola de tempo integral e o papel do coordenador pedagógico: ações mediadas pela interdisciplinaridade.

A formação continuada a ser oferecida no espaço escolar recai, em grande parte, ao coordenador pedagógico como integrante da gestão escolar. Nesse texto destaca-se a necessidade da interdisciplinaridade como articuladora desse processo, especialmente na elaboração e execução do projeto pedagógico da escola de tempo integral e a própria formação continuada dos que dele participam. Como ponto de partida tomou-se a teoria subjacente à interdisciplinaridade, à formação contínua e à gestão pedagógica face à coordenação. A interdisciplinaridade aparece como diretriz e base no processo quando conduz a atitude de parceria, diálogo, autoconhecimento e humildade. A coordenação deve se apropriar dessas diretrizes para mediar a formação no contexto escolar par e passo com o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem a ser oferecido pelos docentes visando a qualidade da educação.

Formação continuada de professores do ensino fundamental: em discussão, o estudo e o ensino de frações.

Nossa pesquisa objetiva compreender as dificuldades e as aprendizagens, na e para docência, manifestadas no processo de formação continuada de professores que atuam no 4° e 5° ano do ensino fundamental, em relação à compreensão e ao ensino de frações. A pesquisa-ação foi desenvolvida com um grupo de professores dos anos iniciais que participam do Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e iniciação às Ciências (OBEDUC). Neste artigo apresentamos a pesquisa e a formação continuada que a integrou, contemplando a análise do processo formativo vivenciado por uma das três professoras colaboradoras no que diz respeito, a sua relação com a Matemática e com as frações e as aprendizagens e os avanços manifestados na formação continuada. Os dados indicam que a professora se colocou em movimento de formação ao refletir sobre sua trajetória acadêmica e profissional.

Responsabilização docente e suas implicações na constituição do trabalho docente na formação continuada.

O trabalho aborda a responsabilização docente e suas implicações na constituição do trabalho docente na formação continuada de professores a partir das políticas educacionais que vem sendo introduzidas no sistema educacional. Analisa o documento orientativo para a construção dos projetos de formação continuada de professores e as atas referentes ao Projeto Sala do Professor das escolas da rede pública municipal de Sorriso - MT e objetiva problematizar e dar visibilidade as experiências de formação continuada ocorridas no espaço escolar através da ação docente. A análise aponta que a política de formação continuada que tem a escola como lócus apresenta avanços e desafios, não tem uma direção fixa, ora se apresenta como mecanismo de controle do trabalho docente, ora como possibilidade de constituição e fortalecimento do trabalho docente.
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