Formação Continuada do Professor

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Formação Continuada do Professor

Termos equivalentes

Formação Continuada do Professor

Termos associados

Formação Continuada do Professor

14 descrição arquivística resultados para Formação Continuada do Professor

14 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

As condições de oferta do ensino, a gestão e organização do trabalho escolar, a formação docente e ação pedagógica do professor.

Trata-se do resultado de pesquisa desenvolvida junto a uma rede municipal de ensino. O objetivo do estudo foi identificar a qualidade da educação básica municipal nas seguintes dimensões: as condições de oferta do ensino; a gestão e organização do trabalho escolar; a formação, profissionalização e ação pedagógica do professor. Esta pesquisa fez parte de uma pesquisa maior desenvolvida por três IES em que cada uma investigava um município.

Formação do professor da creche: uma identidade em construção.

O presente artigo é parte de uma tese, que apresenta no bojo de suas discussões a construção da carreira e a identidade do professor da infância. A pesquisa em andamento busca elucidar a questão sobre a identidade dos professores da creche, atuantes no trabalho educativo com crianças entre zero e três anos. O referencial teórico apresentado enfatiza a profissionalidade do educador da creche, os desafios, objetivos na carreira docente e o processo de formação deste profissional. A pesquisa de campo encontra-se em processo, e as informações serão depreendidas a partir dos discursos dos professores, que trabalham em Centros de Educação Infantil, cujos depoimentos serão analisados à luz da Análise de Conteúdo. O estudo percorre o caminho investigativo, para compreender a construção da identidade dos referidos educadores, na perspectiva de contribuir com a qualidade do trabalho na Educação Infantil.

Concepções de formação continuada entre docentes de ensino superior: a educação física em questão.

Esta pesquisa teve como objetivo verificar como os docentes no ensino superior que atuam na formação de professores de Educação Física lidam com a sua formação continuada. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa com caráter descritivo teve como universo de pesquisa uma instituição de ensino superior, 12 sujeitos e como instrumento de coleta de dados uma entrevista estruturada com roteiro de 20 perguntas. Observamos que a entrevista possibilitou aos professores uma reflexão da sua atuação como docente e uma autocrítica daquilo que têm realizado dentro e fora de sala. Concluímos que as concepções dos professores sobre formação continuada podem até ser semelhantes, mas a forma como eles a concebem durante a sua carreira são diferentes.

Relações raciais e a formação continuada de professores: uma avaliação da implementação da Lei 10.639/03 no estado de Mato Grosso.

Este trabalho tem por objetivo avaliar a implementação da Lei 10.639/03 – formulada e implementada pela SECAD através dos programas Rede para a Diversidade e Uniafro no âmbito da UAB no estado de Mato Grosso. Como esses programas abrangem a universidade, o estado e seus respectivos municípios, optou por delimitar a área de estudo, focalizando os programas executados no âmbito da universidade através do NEPRE. Essa pesquisa avaliativa teve como sujeitos alunos dos cursos Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira. A coleta de dados foram leis, documentos e relatórios, bem como um questionário aplicado via online aos alunos dos cursos. Constatou-se que apesar de se tratar de um programa federal com uma rede estruturada, o alcance dos processos de formação para a implementação da Lei 10.639/03 tem sido restritos no estado de Mato Grosso.

Rodas de conversa: uma proposta para a formação continuada de docentes universitários.

O objetivo do presente estudo é analisar aspectos referentes à formação continuada de professores universitários. Dentre as ações desenvolvidas no contexto da Universidade Federal de Uberlândia, estão as rodas de conversa, que se constituem em espaços reflexivos da prática docente. Tivemos como questionamento: Quais são as potencialidades formativas de rodas de conversa desenvolvidas com professores atuantes na Educação Superior? Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir da pesquisa bibliográfica, além de observação e elaboração de notas de campo no decorrer das Rodas de Conversa. A análise dos dados demonstra que os docentes participantes consideram as Rodas de Conversa como importante espaço para a formação continuada, para elaboração de saberes docentes, assim como para o desenvolvimento da identidade profissional.

Trabalho pedagógico criativo e aprendizagem criativa na formação continuada de professores da rede pública do Distrito Federal.

Este trabalho é o relato de recorte do meu estudo de pós-doutoramento o qual analisa processos subjetivos e criativos em um grupo de professoras da SEDF em situação de formação continuada na perspectiva de uma aprendizagem criativa. Tal excerto foca-se nas concepções de trabalho pedagógico criativo e aprendizagem criativa (MITJÁNS MARTÍNEZ, 2008) e do sistema didático integral para contribuir ao desenvolvimento da criatividade (Idem, 1997). No primeiro semestre deste ano, esta turma vivenciou uma formação ministrada por mim à luz das concepções supracitadas objetivando que a formação possibilitasse aprendizagens mais compreensivas e mais significativas, por meio de estratégias criativas e diversificadas. Espera-se que esta experiência contribua para o enriquecimento do trabalho pedagógico dos professores proporcionando apropriações significativas dos saberes escolares por parte dos alunos.

Formação continuada docente necessidades e terminologias.

professor e sua necessidade de formação continuada em uma relação dialética entre teoria e prática, baseada em Santos (2010) e Silva (2011). Alicerçada em Marin (1995) e em dicionários da língua portuguesa apresenta algumas terminologias que são encontradas na oferta de formação continuada de professores bem como suas concepções perpassando pelas ideias subjacentes a tais oportunidades. O conceito de trabalho na sociedade capitalista é baseado em Antunes (2000) e Manacorda (2007) e dão sustentação para compreensão dos diversos termos usados para formação docente e sua renomeação.

Formação continuada de professores e sua relação com os desafios da docência.

com os desafios da docência. Justifica-se sua importância visto que a educação segue no campo demarcado pela economia e, portanto, está atrelada aos interesses de mercado. Nesse contexto os programas de formação continuada de professores ocorrem. A pesquisa de campo, qualitativa quanto à sua natureza, foi desenvolvida em um município no sudoeste do Estado de Goiás, com docentes da rede pública municipal. A coleta de dados foi feita após a elaboração do referencial teórico que a iluminou. O instrumento usado para a coleta de dados foi um questionário, com questões abertas, aplicado diretamente em escolas. Os dados apontam para uma realidade ainda distante daquela desejável para a formação de professores, pois os cursos não consideram as vozes dos docentes e nem os contextos das escolas.

Formação de professores universitários.

O propósito do presente estudo é refletir sobre a formação de professores universitários. Tivemos como questionamentos: Quais contribuições oferecem os cursos de formação a professores universitários? Quais são os impactos gerados nas concepções dos docentes que participaram/participam dessas ações formativas? Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir da pesquisa bibliográfica, além de questionários junto aos professores universitários de uma Universidade pública da região do Triângulo Mineiro. Os dados analisados demonstram que houve mudanças na atuação profissional dos docentes, principalmente no que se refere aos seguintes aspectos: compreensão do que significa ser professor universitário, qualidade das aulas, metodologias ativas, relação professor-aluno, planejamento como importante estratégia do trabalho docente e avaliação como perspectiva formativa.

A formação continuada de professores em Igarapé-Miri-PA: uma análise do programa escola ativa.

O presente estudo parte do princípio de que as políticas públicas são o resultado do embate entre os diversos grupos ou segmentos da sociedade que buscam defender e/ou garantir seus direitos. Nesse campo, as relações de força em âmbito nacional, regional e local são disputadas, principalmente em analogia a dinâmica de formulação e de implementação de ações políticas que acabam gerando conflitos na esfera político administrativa.
Resultados 1 a 10 de 14