Eixo 7. O artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado, analisar as características empregadas por estudantes com cegueira congênita na definição de conceitos abordados em sala de aula.
O presente artigo tem como objetivo principal apresentar uma análise sobre as condições de uma sala de aula dos anos finais do ensino fundamental que interferem na formação dos conceitos matemáticos. A partir de observações do ambiente da sala de aula, como etapa para a realização de um experimento didático, foi possível analisar aspectos do processo de ensino e aprendizagem que devem ser considerados no planejamento e elaboração das atividades de ensino. Evidencia-se, nesse caso, a importância de se considerar os aspectos teóricos do processo de ensino do professor como fios condutores do experimento, alinhavados de forma prática com as atividades de aprendizagem dos alunos.
O objetivo deste texto é discutir as relações do construto teórico de Vigotski, especificamente sobre a formação de conceitos, com a proposição oficial de currículo para a educação infantil no Brasil, estabelecida na Resolução CNE/CEB nº 5 de 17 de dezembro de 2009. O presente trabalho caracteriza-se como pesquisa bibliográfica com aporte em autores situados na Psicologia Histórico-Cultural e pesquisadores contemporâneos de temas relacionados à educação de crianças pequenas. A educação infantil é primeira etapa da educação básica a qual apresenta especificidades dentre as demais ao mesmo tempo em que também expressa sentido político e pedagógico no compromisso de promover aprendizagem e desenvolvimento aos educandos, ou seja, ao potencializar a elaboração de conceitos.