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Efeito Qualis: “transformar o professor em escritor de textos ‘a’ sem vínculo com a docência e a formação”.

O artigo discute o impacto da atual política de avaliação da pós-graduação stricto sensu sobre o trabalho docente, tecendo uma análise acerca do sistema Qualis Capes. Os dados apresentados referem-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada junto a dois programas da área de Educação da região Centro-Oeste do País.

Considerações a respeito da condição docente em escolas estaduais do município de Uberaba – MG.

Este trabalho busca realizar considerações a respeito da condição docente em escolas estaduais do município de Uberaba – MG tendo em vista os elementos que compõem as condições de trabalho de professores a partir de um estudo realizado em três escolas da cidade. Para delinear as questões teóricas acerca da condição docente buscou-se apoio em Arroyo (2007), Teixeira (2007), Sampaio (2004) e Oliveira e Vieira (2012) além de outros. Fundamentados nos pressupostos de Fiorentini e Lorenzato (2006), foram aplicados 35 questionários mistos a professores de 6º a 9º anos do ensino fundamental estadual da cidade. Os dados e as análises demonstram que a condição docente no âmbito pesquisado apresenta elementos que dificultam o trabalho do professor relacionado aos aspectos físicos das instituições e à intensificação do trabalho, no entanto, a maioria desses docentes afirma não se sentirem sobrecarregados.

Organização do trabalho docente no ensino superior e subjetividade de professores no capitalismo flexível.

O artigo trata-se das relações dialéticas entre organização do trabalho docente e a subjetividade de professores universitários. De abordagem qualitativa, incluiu pesquisa bibliográfica e de campo que investiga as relações interpessoais e os dilemas vividos no cotidiano da profissão. Compõe o referencial teórico trabalho imaterial de Lazzarato e Negri; sofrimento psíquico Dejours; subjetividade conforme Gonzalez Rey; e capitalismo e subjetividade segundo Alves. A pesquisa de campo deu-se por meio de entrevistas narrativas com 20 professores de instituições de ensino superior privado de uma cidade do Triângulo Mineiro-MG. Como resultados parciais, os professores refletem sobre o que fazem e o que são, e as diferentes trajetórias profissionais apresentam aspectos positivos e negativos, que desenham significados e sentidos do trabalho, inerentes à subjetividade de cada professor.

Rodas de conversa: uma proposta para a formação continuada de docentes universitários.

O objetivo do presente estudo é analisar aspectos referentes à formação continuada de professores universitários. Dentre as ações desenvolvidas no contexto da Universidade Federal de Uberlândia, estão as rodas de conversa, que se constituem em espaços reflexivos da prática docente. Tivemos como questionamento: Quais são as potencialidades formativas de rodas de conversa desenvolvidas com professores atuantes na Educação Superior? Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir da pesquisa bibliográfica, além de observação e elaboração de notas de campo no decorrer das Rodas de Conversa. A análise dos dados demonstra que os docentes participantes consideram as Rodas de Conversa como importante espaço para a formação continuada, para elaboração de saberes docentes, assim como para o desenvolvimento da identidade profissional.

O professor e o cuidado de si: conflitos e contradições no trabalho.

Este artigo parte de um processo de estudo que busca a compreensão sobre as transformações ocorridas no mundo do trabalho e os seus impactos na saúde dos professores. O objetivo é analisar a governabilidade da Educação e da Saúde no cuidado de si dos professores como sujeito, resultado de uma fabricação que se dá a partir do interior da instituição escolar pela ontologia do presente, segundo os pressupostos teóricos metodológicos de Michel Foucault. Trata-se de uma pesquisa descritiva e empírico-analítica, na qual os procedimentos técnicos para investigação caracterizam-se de cunho quantitativo e qualitativo. Dentre os resultados apresentam-se as discussões em torno acontecimento no sentido de minimizar os números de afastamentos para tratamento de saúde, já que as técnicas de si são produções sociais marcadas por mecanismos de defesa e superação das dificuldades constituídas, além daquelas inerentes aos processos pedagógicos.

Reestruturação produtiva na educação: uma análise dos seus impactos no trabalho docente na rede estadual de ensino de Uberlândia (MG) a partir da década de 1990.

Educação, discute os impactos da reestruturação produtiva na esfera educacional sobre o trabalho docente da rede pública estadual de Minas Gerais, a partir da década de 1990 na qual são intensificadas as reformas educacionais no Brasil. Para atingir esse propósito, metodologicamente, apoiar-se- em revisão bibliográfica da produção sobre o tema, análise de documentos legais como Constituição Federal de 1988, LDB 9.394/96, Projeto Político Pedagógico, dentre outros de suporte teórico e pesquisas empíricas. Objetiva contextualizar a Reestruturação da educação e do Trabalho docente no cenário de mundialização do capital, face às reformas educacionais, em âmbito nacional.Os dados são preliminares, pois a pesquisa encontra-se em andamento.

O que há de inovação na prática docente universitária? – um enfoque para o curso de licenciatura em ciências biológicas.

O Ensino Superior se caracteriza pela transmissão do conhecimento produzido historicamente, sua racionalização, e a construção de novos saberes. Dada a preocupação com a qualidade neste nível, este trabalho objetiva discutir a inovação pedagógica sob a ótica do que os docentes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas entendem pela mesma. O trabalho segue uma abordagem qualitativa, se caracterizando também como um estudo de caso, o instrumento de coleta de dados foi o questionário. Os sujeitos da pesquisa (14) se constituíram de docentes do curso mencionado. As respostas demonstraram um entendimento superficial e muitas vezes deturpado do que seja inovação, em maioria entendiam a mesma como sendo os avanços sem suas áreas específicas. Assim, percebeu-se a necessidade de formação continuada, que leve a uma prática inter e transdisciplinar, o que pode impulsionar o processo inovador e criativo.

Globalização, educação e trabalho docente no Brasil: algumas reflexões.

Nesta comunicação se discute o trabalho docente em um curso tecnológico. O objetivo é contribuir com investigações sobre os investimentos ligados aos cursos tecnológicos. O referencial teórico apoia-se em Alves (2011), Braverman (1981), Frigotto (2006), Lazarrato e Negri (2001), Marx (1985), Mészáros (2011). Esses autores tratam das consequências de um ensino de interesse empresarial. Os resultados evidenciam como as revoluções industriais e a globalização atuam sobre as profissões tecnológicas e se refletem no trabalho docente, mediante as exigências trazidas por um modelo de qualificação profissional. Conclui-se haver necessidade da melhoria das condições do trabalho docente, de modo que possa trazer contribuições sob a forma de projetos pedagógicos, que promovam o desenvolvimento da reflexão do aluno sobre sua profissão e as questões sociais que a envolvem.

O ensino de frações para o 6º ano do ensino fundamental com o olhar da teoria histórico cultural.

O estudo foi conduzido à luz da Teoria Histórico-Cultural e apresenta uma atividade orientadora de ensino envolvendo o conteúdo de fração proposta para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A proposta investigou como, a partir das ideias discutidas neste artigo, poderia se possibilitar que os alunos alcancem o pensamento teórico. Entre as questões que motivavam este estudo encontra-se a identificação de características da atividade orientadora de ensino para que a compreensão do conceito de frações permeie a construção do pensamento teórico. Os autores tecem reflexões acerca da atividade e da prática docente para a condução da proposta. .

A linguagem simbólica da literatura infantil como instrumento do professor: um olhar em fenomenologia.

Este trabalho propõe refletir sobre a importância da literatura infantil enquanto linguagem simbólica na prática do professor da criança, assim como desvelar a relevância desse gênero literário para a prática docente. Para a realização do diálogo teórico dessa temática, foram utilizados os pensamentos de Merleau-Ponty (2006), Coelho (2000) e Fazenda (2001). Por meio desse estudo percebeu-se que na prática do professor da criança, a compreensão da linguagem simbólica presente na literatura infantil auxilia na transformação das histórias em ludicidade e na compreensão da criança como ser em desenvolvimento. Assim o uso de histórias infantis proporcionam momentos de prazer e diversão ao mesmo tempo em que cativam e educam o aluno a nível emocional, comportamental e intelectual.
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