Eixo 7. O presente artigo presenta os resultados parciais de uma pesquisa que ainda se encontra em andamento, é a continuação desse trabalho de Iniciação Científica. Trata-se de uma pesquisa de mestrado, a qual se encontra vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei.
O artigo tem como objetivo caracterizar a prática do professor de educação física na educação infantil junto à criança com síndrome de Down. Para isto, participaram da pesquisa três professores de Educação Física que lecionam na educação infantil e que ministram aulas para crianças com síndrome de Down.
O presente estudo tem por objetivo analisar os subsídios da ludicidade no processo de ensino aprendizagem de crianças com Síndrome de Down, com enfoque principal nas contribuições da expressão corporal. A inclusão na rede de ensino é um direito da pessoa com deficiência, sendo assegurado por meio da Lei nº 7.853/89 que decreta a obrigatoriedade do fornecimento de vagas na rede regular de ensino para crianças deficientes. Para tanto adotamos a abordagem qualitativa com levantamento bibliográfico utilizando como base teórica os autores Silva (2005), Coutinho (2001) e o Referencial Curricular para a Educação Infantil, tendo como viés teórico-metodológico a perspectiva histórico-cultural. A partir da pesquisa realizada concluímos que a inclusão de crianças com Síndrome de Down é de suma importância em ambientes lúdicos, contribuindo para o seu desenvolvimento e estimulando sua autonomia.