- BR CMV-GO EPT-DCO-007
 - Item
 - 2014-10
 
Currículo
Taxonomy
Code
Scope note(s)
Source note(s)
Display note(s)
Hierarchical terms
Currículo
Equivalent terms
Currículo
Associated terms
Currículo
54 archival descriptions results for Currículo
54 results directly related Exclude narrower terms
O objetivo deste texto é discutir as relações do construto teórico de Vigotski, especificamente sobre a formação de conceitos, com a proposição oficial de currículo para a educação infantil no Brasil, estabelecida na Resolução CNE/CEB nº 5 de 17 de dezembro de 2009. O presente trabalho caracteriza-se como pesquisa bibliográfica com aporte em autores situados na Psicologia Histórico-Cultural e pesquisadores contemporâneos de temas relacionados à educação de crianças pequenas. A educação infantil é primeira etapa da educação básica a qual apresenta especificidades dentre as demais ao mesmo tempo em que também expressa sentido político e pedagógico no compromisso de promover aprendizagem e desenvolvimento aos educandos, ou seja, ao potencializar a elaboração de conceitos.
    
    
  Transformações curriculares na educação básica produzidas pelo IDEB.
- BR CMV-GO EPT-DCO-040
 - Item
 - 2014-10
 
Nesse  artigo  analisam-se  algumas  transformações  que  estão  ocorrendo  no  currículo  da educação básica em função do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica  (IDEB). O  currículo  é  entendido  para  além  de  sua  dimensão  técnica  (lista  de  conteúdos, transmissão  de  conteúdos...).  O  currículo  é  um  artefato  cultural.  Mais  do  que  lidar  com conteúdos  e  conhecimentos,  o  currículo  lida  com  sujeitos,  produzindo  identidades  e diferenças.  A  pesquisa  de  campo  foi  feita  por  meio  de  entrevistas  semiestruturadas  com professores  das  séries  finais  do  ensino  fundamental  de  uma  escola  pública  estadual  de Campo  Grande  –  MS,  que  em  2011  obteve  um  dos  melhores  índices.  Pela  pesquisa  foi possível concluir que o currículo das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa é o mais afetado, mas o currículo das outras disciplinas também é afetado.
    
    
  - BR CMV-GO EPT-DCO-052
 - Item
 - 2014-10
 
Este  trabalho  problematiza  a  inclusão  da  pessoa  com  deficiência  no  ambiente  escolar.  O objetivo  é  identificar  e  caracterizar,  por  meio  de  pesquisa  documental,  a  formação  docente para  inclusão  da  pessoa  com  deficiência  intelectual  nos  currículos  de  formação  inicial.  A pesquisa  foi  delimitada  em  uma  instituição  particular  de  ensino  superior  em  Barra  do Garças/MT  e  foram  analisados  os  Projetos  Pedagógicos  de  Cursos  de  licenciatura  na perspectiva de entender como se dá a preparação dos professores para o atendimento ao aluno com  deficiência  intelectual  na  educação  básica.
    
    
  - BR CMV-GO EPT-DCO-054
 - Item
 - 2014-10
 
A expansão de vagas nas Universidades, com adesão ao REUNI, recebe deste apoio financeiro e orientações pedagógicas e curriculares. Busca-se compreender a estrutura curricular dos cursos de formação inicial dos professores da UFTM e se tal proposta atende aos objetivos do REUNI, garantindo a formação de professores com perfil e habilidades para contribuir com a melhoria da escola de Educação Básica. Para a fundamentação teórica utilizou-se a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental para análise dos currículos e a técnica de entrevista semiestruturada para complementar as informações. Os primeiros resultados evidenciam que um bom currículo pode contribuir muitíssimo com a qualidade de um curso de formação de professores. O Projeto Pedagógico do curso, bem como o seu Currículo, deve nascer do estudo, da pesquisa, do debate do grupo de professores e alunos que vão vivenciá-lo.
    
    
  Desenvolvimento do trabalho pedagógico no atendimento educacional especializado.
- BR CMV-GO EPT-DCO-075
 - Item
 - 2014-10
 
As concepções curriculares ligadas à educação inclusiva sofrem influências do assistencialismo, da filantropia e da reabilitação, porque estes foram aspectos ligados à história da Educação Especial e, por isso, acabam moldando ainda hoje a organização dos serviços. Em vista disso, é interessante problematizar quais os tipos de currículos, conteúdos trabalhados nas salas de recursos multifuncionais, pois objetivamos assim, saber o que é ensinado no atendimento educacional especializado (AEE) e inferir quais relações os conteúdos trabalhados estabelecem com o ensino regular. Este estudo faz parte de uma pesquisa de natureza colaborativa, realizada pelo Observatório Catalano de Educação Especial que revelou nesse estudo que o currículo desenvolvido no AEE não tem atendido aos objetivos propostos pela inclusão, a escolarização dos alunos público alvo da Educação Especial.
    
    
  - BR CMV-GO EPT-DCO-102
 - Item
 - 2014-10
 
O  presente  texto  incorpora  trajetória  de  estudos  em  desenvolvimento  para  escrita  de  tese de  doutoramento,  inserida  nos  chamados  estudos  curriculares  críticos,  tendo  como  objeto  de  pesquisa documentos  curriculares  locais.  Estes  entendidos  como  produções  de  redes  de  ensino  municipais  e/ou estaduais,  tratados  como  orientações,  propostas,  diretrizes  e/ou  programas  curriculares.  Tais aproximações,  nos  limites  aqui  impostos,  estão  delineadas  no  sentido  de  colocarmos  em  foco  os processos  de  seleção  e  distribuição  de  conhecimentos  na  área  de  Matemática  para  o  ensino fundamental,  organizados  em  dois  documentos  curriculares  publicados  em  2008  e  2012.  Quando dizemos  “conhecimentos  de  Matemática”  estamos  nos  referindo  a  um  conhecimento  que  vai  além  do entendimento de  técnicas  operacionais,  próprias da  Matemática,  mas também do raciocínio  lógico, tão exaltado  no  meio  matemático,  e  da  capacidade  de  relacionar  e  resolver  problemas  práticos  a  partir  da elaboração de modelos matemáticos.
    
    
  - BR CMV-GO EPT-DCO-207
 - Item
 - 2014-10
 
O principal objetivo deste estudo foi avaliar, a partir dos estudantes, em que medida a disciplina Introdução à Educação Superior (IES), oferecida como obrigatória no novo currículo dos ingressantes na Universidade Católica de Brasília, tem alcançado os seus objetivos enquanto política institucional da Educação Superior na preparação dos estudantes para a elaboração dos trabalhos acadêmicos. Este estudo de caso foi realizado na referida universidade, no primeiro semestre de 2014. Os resultados apresentaram nível elevado de satisfação dos respondentes em relação à proposta da citada disciplina quanto à conscientização dos discentes para o processo de autoria, o que exige fidelidade à literatura consultada de modo a mudar uma realidade bastante comum no meio acadêmico, que é o cometimento do plágio.
    
    
  Os documentos curriculares locais (2007-2008): expressões de justiça curricular?
- BR CMV-GO EPT-DCO-217
 - Item
 - 2014-10
 
Este trabalho apresenta parte de pesquisa concluída, que estudou a justiça curricular delineada  na  relação  currículo,  educação  e  justiça,  investigada  nos  aportes  da  sociologia  da educação  e  da  ciência  política  e  jurídica,  no  contexto  de  um  novo  contrato  educativo, reinventado  em  finais  do  século  XX,  para  atender  às  demandas  da  escola  para  todos.  A metodologia  desta  investigação,  nos  limites  aqui  impostos,  ancorou-se  no  método  do  estudo comparado ao apresentarmos um recorte de análise desenvolvida nos documentos curriculares locais.  Pressupomos  que  a  noção  de  democracia,  a  depender  de  sua  configuração  nos documentos  curriculares,  permite  interpretações  das  possibilidades,  ou  não,  de  que  opere  uma ideia de justiça curricular.
    
    
  - BR CMV-GO EPT-DCO-224
 - Item
 - 2014-10
 
Esse  texto  apresenta  algumas  análises,  ainda  em  desenvolvimento  para  a escrita  de  tese  de  doutoramento,  organizadas  em  torno  da  percepção  dos  campos educativo  e  artístico  como  instâncias  promotoras  da  elaboração  cultural  do  gosto. Analisarei  as  transformações  do  sentido  da  arte  no  processo  educativo  e  como  a  arte  se expressa  nos  documentos  curriculares  oficiais,  tendo  como  fontes  documentais  os Parâmetros  Curriculares  Nacionais  de  Arte  para  o  Ensino  Fundamental  (1997,1998). Analisarei  a  orientação  escolar  das  propostas  educativas  de  espaços  culturais,  neste caso,  produzidas  para  a  7ª  edição  da  Bienal  do  Mercosul  (2009),  para  a  29ª  edição  da Bienal  de  São  Paulo  (2010)  e  do  Instituto  Cultural  Inhotim  (2008).  Apresentarei algumas  reflexões  sobre  como  se  concretiza  a  mediação  de  conhecimentos  na interpretação dos discursos da arte através das proposições desses documentos.
    
    
  
              Results 1 to 10 of 54          
    
    
  