Área de identificação
Código de referência
BR CMV-GO EPT-DCO-102
Título
Diretrizes curriculares locais para o ensino fundamental (2008 e 2012): a distribuição de conhecimentos em matemática.
Data(s)
- 2014-10 (Creation)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Informação não disponível.
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O presente texto incorpora trajetória de estudos em desenvolvimento para escrita de tese de doutoramento, inserida nos chamados estudos curriculares críticos, tendo como objeto de pesquisa documentos curriculares locais. Estes entendidos como produções de redes de ensino municipais e/ou estaduais, tratados como orientações, propostas, diretrizes e/ou programas curriculares. Tais aproximações, nos limites aqui impostos, estão delineadas no sentido de colocarmos em foco os processos de seleção e distribuição de conhecimentos na área de Matemática para o ensino fundamental, organizados em dois documentos curriculares publicados em 2008 e 2012. Quando dizemos “conhecimentos de Matemática” estamos nos referindo a um conhecimento que vai além do entendimento de técnicas operacionais, próprias da Matemática, mas também do raciocínio lógico, tão exaltado no meio matemático, e da capacidade de relacionar e resolver problemas práticos a partir da elaboração de modelos matemáticos.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
O objeto digital não disponível. O arquivo original pode ser encontrado nos Anais dos Encontros Regionais da Anped.