Item 397 - O ensino de ciências naturais e as concepções de currículo em uma escola da rede estadual de Mato Grosso em Cuiabá.

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Código de referência

BR CMV-GO EPT-DCO-397

Título

O ensino de ciências naturais e as concepções de currículo em uma escola da rede estadual de Mato Grosso em Cuiabá.

Data(s)

  • 2014-10 (Creation)

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Âmbito e conteúdo

A pesquisa objetiva compreender como na política de ciclos da rede estadual de ensino de Mato Grosso os professores recontextualizam o currículo de ciências naturais no 2º ciclo. A abordagem metodológica é qualitativa interpretativa, com abordagem no ciclo de políticas formulado por Ball e colaboradores (BOWE et al. 1992, BALL, 1994). Na escola estudada, os documentos expressam o modo como se processa a recontextualização, apresentando fragmentos reconstruídos no contexto da prática, mesclagem entre múltiplas concepções de ciclo e concepção de currículo, indicando que há conflito na concepção de planejamento de ensino no 2º ciclo e há discursos divergentes nos fundamentos da proposta de avaliação no 2º Ciclo. O modo como as professoras estruturam suas aulas indicam que na prática curricular da escola ocorre recontextualização da política curricular no 2º ciclo.

Avaliação, seleção e eliminação

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Nota

O objeto digital não disponível. O arquivo original pode ser encontrado nos Anais dos Encontros Regionais da Anped.

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