Seleção dos Conteúdos Curriculares

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Seleção dos Conteúdos Curriculares

Termos equivalentes

Seleção dos Conteúdos Curriculares

Termos associados

Seleção dos Conteúdos Curriculares

1 descrição arquivística resultados para Seleção dos Conteúdos Curriculares

1 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

A escolha dos conteúdos de matemática na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo com professores do ensino médio em Juína, MT.

Visando compreender o papel dos professores na construção do currículo de Matemática, foi realizada uma pesquisa com objetivo de analisar como esses sujeitos selecionam os conteúdos de ensino e os fatores condicionantes desse processo. Participaram do estudo oito docentes que lecionam Matemática no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Juína/MT. Os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas e observação dos professores na construção do planejamento. Os resultados mostram que a seleção dos conteúdos que compõem o planejamento anual ocorre de forma aligeirada e tendo como referência os conteúdos listados nos livros didáticos. Em sala de aula o professor faz nova seleção, considerando a realidade dos alunos e as condições de trabalho na escola. A carência de formação específica para atuar na EJA dificulta a construção da autonomia do professor nesse processo.