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Processos de formação continuada de professores em educação ambiental.

Eixo 6. Neste texto procuramos sistematizar parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, cujo objetivo principal é a construção de sentidos sobre processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental, a partir da análise dos relatos de pesquisa, na forma de teses e dissertações sobre tais processos. Como se trata de uma pesquisa do tipo “estado da arte” em educação ambiental trouxemos para este texto, uma sistematização dos estudos já realizados em nosso país que se voltam para esta temática, na tentativa de construirmos quadros iniciais na linha do “estado da arte” ou “estado do conhecimento” sobre processos de formação de professores para a temática ambiental.

Professor pesquisador: o perfil desejado do egresso dos cursos de especialização do PROEJA.

Este artigo apresenta o estudo da construção do conceito de professor pesquisador pelos Cursos de Especialização do PROEJA, cujo perfil desejado para o egresso era o professor pesquisador. Trata‐se de uma pesquisa qualitativa com entrevistas semi‐estruturadas a dois cursistas especialistas em PROEJA.

Lei 10.639/2003 e sua aplicabilidade no contexto escolar: ranços, experiências e desafios.

Faz pouco mais de um ano que celebramos os dez anos de aprovação da Lei 10.639/2003 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). De um lado,a satisfação de, finalmente, ter-se aprovado uma Lei que reconhece a importância da cultura africana e afro-brasileira como estratégia imprescindível à construção e/ou fortalecimento da identidade do/a negro/a nas escolas. Por outro, deparamo-nos com a questão: a Lei está sendo efetivamente presente nos currículos escolares? Se sim, de que forma? Se não, quais as razões?

O papel da formação contínua na construção da profissionalidade do educador de jovens e adultos.

A educação de jovens e adultos é um direito reconhecido pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. No Art. 208, inciso I, mediante a Emenda Constitucional nº 59, de 2009, está assegurado que “o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria” (BRASIL, 1988/ Grifos Nossos).

A formação continuada de professores em Igarapé-Miri-PA: uma análise do programa escola ativa.

O presente estudo parte do princípio de que as políticas públicas são o resultado do embate entre os diversos grupos ou segmentos da sociedade que buscam defender e/ou garantir seus direitos. Nesse campo, as relações de força em âmbito nacional, regional e local são disputadas, principalmente em analogia a dinâmica de formulação e de implementação de ações políticas que acabam gerando conflitos na esfera político administrativa.

Formação de professores universitários.

O propósito do presente estudo é refletir sobre a formação de professores universitários. Tivemos como questionamentos: Quais contribuições oferecem os cursos de formação a professores universitários? Quais são os impactos gerados nas concepções dos docentes que participaram/participam dessas ações formativas? Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir da pesquisa bibliográfica, além de questionários junto aos professores universitários de uma Universidade pública da região do Triângulo Mineiro. Os dados analisados demonstram que houve mudanças na atuação profissional dos docentes, principalmente no que se refere aos seguintes aspectos: compreensão do que significa ser professor universitário, qualidade das aulas, metodologias ativas, relação professor-aluno, planejamento como importante estratégia do trabalho docente e avaliação como perspectiva formativa.

Formação continuada de professores e sua relação com os desafios da docência.

com os desafios da docência. Justifica-se sua importância visto que a educação segue no campo demarcado pela economia e, portanto, está atrelada aos interesses de mercado. Nesse contexto os programas de formação continuada de professores ocorrem. A pesquisa de campo, qualitativa quanto à sua natureza, foi desenvolvida em um município no sudoeste do Estado de Goiás, com docentes da rede pública municipal. A coleta de dados foi feita após a elaboração do referencial teórico que a iluminou. O instrumento usado para a coleta de dados foi um questionário, com questões abertas, aplicado diretamente em escolas. Os dados apontam para uma realidade ainda distante daquela desejável para a formação de professores, pois os cursos não consideram as vozes dos docentes e nem os contextos das escolas.

Formação continuada docente necessidades e terminologias.

professor e sua necessidade de formação continuada em uma relação dialética entre teoria e prática, baseada em Santos (2010) e Silva (2011). Alicerçada em Marin (1995) e em dicionários da língua portuguesa apresenta algumas terminologias que são encontradas na oferta de formação continuada de professores bem como suas concepções perpassando pelas ideias subjacentes a tais oportunidades. O conceito de trabalho na sociedade capitalista é baseado em Antunes (2000) e Manacorda (2007) e dão sustentação para compreensão dos diversos termos usados para formação docente e sua renomeação.

Trabalho pedagógico criativo e aprendizagem criativa na formação continuada de professores da rede pública do Distrito Federal.

Este trabalho é o relato de recorte do meu estudo de pós-doutoramento o qual analisa processos subjetivos e criativos em um grupo de professoras da SEDF em situação de formação continuada na perspectiva de uma aprendizagem criativa. Tal excerto foca-se nas concepções de trabalho pedagógico criativo e aprendizagem criativa (MITJÁNS MARTÍNEZ, 2008) e do sistema didático integral para contribuir ao desenvolvimento da criatividade (Idem, 1997). No primeiro semestre deste ano, esta turma vivenciou uma formação ministrada por mim à luz das concepções supracitadas objetivando que a formação possibilitasse aprendizagens mais compreensivas e mais significativas, por meio de estratégias criativas e diversificadas. Espera-se que esta experiência contribua para o enriquecimento do trabalho pedagógico dos professores proporcionando apropriações significativas dos saberes escolares por parte dos alunos.

Rodas de conversa: uma proposta para a formação continuada de docentes universitários.

O objetivo do presente estudo é analisar aspectos referentes à formação continuada de professores universitários. Dentre as ações desenvolvidas no contexto da Universidade Federal de Uberlândia, estão as rodas de conversa, que se constituem em espaços reflexivos da prática docente. Tivemos como questionamento: Quais são as potencialidades formativas de rodas de conversa desenvolvidas com professores atuantes na Educação Superior? Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir da pesquisa bibliográfica, além de observação e elaboração de notas de campo no decorrer das Rodas de Conversa. A análise dos dados demonstra que os docentes participantes consideram as Rodas de Conversa como importante espaço para a formação continuada, para elaboração de saberes docentes, assim como para o desenvolvimento da identidade profissional.
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