Área de identificação
Código de referência
BR CMV-GO EPT-DCO-042
Título
A utilização da modelagem matemática nas aulas de estatística descritiva: um estudo sobre o Índice de Preços ao Consumidor – IPC.
Data(s)
- 2014-10 (Creation)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Informação não disponível.
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O presente trabalho relata a inserção da Modelagem Matemática nas aulas de Estatística Descritiva no terceiro período do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Rio Verde – Campus Caiapônia. Para relacionar os conceitos estatísticos com sua aplicação foram calculados os Índices de Preços ao Consumidor - IPC em três cidades goianas: Doverlândia, Piranhas e Caiapônia. As análises dos valores foram realizadas de acordo com as quantidades mínimas consumidas por uma pessoa dos principais produtos de uma cesta básica. O objetivo principal foi levar os alunos a criarem seus próprios números índices, tornando-os ativos no processo de aprendizagem. Ao concluir a aplicação da proposta, notou-se a grande importância da modelagem matemática no processo de aprendizagem, pois os alunos conseguiram relacionar os conteúdos trabalhados esua aplicabilidade.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
O objeto digital não disponível. O arquivo original pode ser encontrado nos Anais dos Encontros Regionais da Anped.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
- Barros, Glen Moreira (Assunto)
- Barros, Kliver Moreira (Assunto)