Zona de identificação
Código de referência
BR CMV-GO EPT-DCO-325
Título
A pedagogia da alternância e a mística da terra.
Data(s)
- 2014-10 (Criação)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Ver objeto digital.
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Neste artigo apresentamos como objeto de estudo a pedagogia da alternância como uma proposta de trabalho que busca valorizar os bens simbólicos das famílias rurais, respeitando os valores culturais destes grupos. Partimos da origem desta prática pedagógica na França e sua expansão até chegar ao Brasil e, mais especificamente, ao município de Goiás. Apresentamos uma reflexão sobre os bens simbólicos do homem do campo, trazendo o significado da relação mística do homem com a terra. Nosso objetivo é investigar se a pedagogia da alternância contribui para perpetuar a relação mística do homem com a terra, atribuindo valores simbólicos a esta relação que, para nós, encontra-se imbricados no que chamamos de identidade coletiva das famílias agricultoras ligadas aos movimentos sociais de luta pela terra e pela educação.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Reis, Marlene Barbosa de Freitas (Assunto)